Pular para o conteúdo principal

Nova planta da Hipolabor, em Montes Claros (MG), começa a operar em julho

Com um investimento de R$ 180 milhões, a indústria farmacêutica Hipolabor vai começar a sua produção de medicamentos em Montes Claros, no Norte de Minas, no próximo mês de julho.

Por Juliana Siqueira | Diário do Comércio

Com previsão de início das operações para outubro, o prazo foi adiantado tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a necessidade de fabricar um número maior de produtos para abastecer o mercado.

Com a nova fábrica em Montes Claros, a Hipolabor deverá produzir 20 milhões de ampolas por mês | Crédito: João Marcos Rosa/Divulgação

Conforme destaca o presidente da empresa, Renato Alves, existe atualmente uma carência de itens como os anestésicos, essenciais para o tratamento de alguns pacientes internados por causa do Covid-19. A Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais (Samg), inclusive, já manifestou publicamente a sua preocupação em relação à falta de sedativos e relaxantes musculares nos hospitais do Estado.

Nesse cenário, a fábrica da Hipolabor em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), praticamente quadruplicou a sua produção de medicamentos, mas mesmo assim não foi suficiente para atender toda a demanda.

A marca tem em seu portfólio pelo menos dez itens utilizados no combate à doença, totalizando uma produção de 12 milhões de ampolas por mês. Com a nova operação, diz Renato Alves, a intenção é chegar aos 20 milhões de ampolas mensais.

Alguns dos injetáveis produzidos pela marca são epinefrina, hemitartarato de norepinefrina, cloridrato de midazolam e citrato de fentanila. A Hipolabor também produz os sólidos carbonato de lítio, paracetamol e omeprazol.

A unidade de Montes Claros vai ser a maior fábrica de medicamentos genéricos do Estado. A marca, aliás, é a maior do segmento em Minas Gerais, além de ser líder no ranking de fabricantes de medicamentos injetáveis do País. Para iniciar as operações em julho, recebeu o certificado de Condições Técnico-Operacionais (CTO), concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e também a licença de operação do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Contribuições 

Renato Alves ressalta que, além de atender a uma carência atual do mercado, a indústria farmacêutica Hipolabor também vai contribuir com a economia da cidade e do Estado, com geração de empregos e mais arrecadação de impostos, por exemplo.

A nova unidade deverá contar com 300 funcionários diretos. “São empregos que vão exigir uma qualificação maior e, portanto, remuneram melhor. Nosso salário médio é muito superior ao salário médio gerado por outras atividades, que, muitas vezes, não requerem formação técnica ou acadêmica elevada. Serão mais pessoas empregadas, recebendo um salário melhor, consequentemente mais dinheiro circulando na economia e mais consumo”, frisa.

“A inauguração da nova fábrica, de alguma maneira, traz prosperidade. Ajudar a economia a ficar um pouquinho mais firme é um motivo de orgulho para a gente”, salienta.

Estrutura 

A unidade da Hipolabor em Montes Claros tem 14 prédios, como laboratórios, auxiliares e de processos fabris, por exemplo. A área construída é de 30 mil metros quadrados. Ao todo, o terreno tem 120 mil metros quadrados.

Além disso, foram plantadas aproximadamente duas mil árvores no entorno do parque fabril. Outra medida de sustentabilidade tem a ver com a economia de água, sendo que 10 mil m³/hora serão reutilizados de um total de 24 mil m³/hora que vão ser consumidos no local.

Polo NOVO

Polo Branca (Feminina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist