Pular para o conteúdo principal

Estado de Minas destaca segurança de leitos na capital

Hospitais da Rede Fhemig estão concentrados em atender demanda do interior e Hospital de Campanha será aberto mediante necessidade

Agência Minas

O governador Romeu Zema destacou, durante pronunciamento virtual na tarde desta terça-feira (16/6) que a estrutura hospitalar do Estado está voltada para o controle e atendimento a pacientes da covid-19, inclusive na capital. Ao fazer um retrospecto do início da pandemia para cá, Zema destacou que a rede estadual de Saúde, especialmente os hospitais Júlia Kubitschek e Eduardo de Menezes, tiveram unidades de UTI ampliadas. "Hoje, temos 13,2% de ocupação nos leitos de UTI em Minas Gerais, número que não é tão confortável quando há 45/60 dias, quando tínhamos 5%/6% dos leitos ocupados, mas que ainda representa um bom colchão de segurança em relação à capacidade de atendimento aos pacientes de covid-19", garantiu.

imagem de destaque
Alexandra Marques
Rede Fhemig

Em Belo Horizonte, dois hospitais estaduais são referência e estão atendendo casos de covid-19: O Eduardo de Menezes e o Júlia Kubitschek. Em todo o estado, a Rede Fhemig conta com 20 unidades (confira a lista aqui: www.fhemig.mg.gov.br).

O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), na capital, conta com 81 leitos, sendo 36 de UTI, e o Hospital Júlia Kubitschek (HJK) com 235 leitos, sendo 22 de UTI. Entre os pacientes internados no HEM, 70% são provenientes de BH e 30% do interior.

De acordo com a administração da Fhemig, desde o mês de janeiro deste ano, estudos têm avaliado a capacidade máxima na oferta de leitos e equipes assistenciais das unidades. A primeira versão do Plano de Capacidade Plena Hospitalar foi publicada em 20/3.

Ações

O plano prevê a expansão de leitos na rede por “ondas” e foi dessa forma que o HEM se tornou totalmente dedicado à covid-19, com aumento de 200% dos leitos de CTI.

Além disso, foram abertos 40 novos leitos de UTI exclusivos para covid-19 nos hospitais Regional Antônio Dias (Patos de Minas); Regional João Penido (Juiz de Fora), Regional de Barbacena e Júlia Kubitschek, na capital.

Também está planejada a abertura de até 318 leitos de cuidados intensivos para covid-19, caso haja demanda. Paralelamente à estrutura, se faz necessária a realização de chamamentos emergenciais para reforçar as equipes clínicas diante do aumento do número de casos e, ainda, a execução de obras para adequação das unidades.

Hospital de Campanha

Romeu Zema destacou ainda que muito tem se falado sobre a abertura do Hospital de Campanha do Expominas, que já está pronto e tem a capacidade instalada para receber 768 pacientes.

No entanto, ele explicou que a unidade só será acionada em caso de necessidade, uma demanda que ainda não existe. "Estamos ampliando continuamente o número de leitos de UTI no estado. E isso porque pacientes que dão entrada em um hospital sabem que ali terão acesso a muito mais recursos necessários para o atendimento complementar, a exemplo de exames, em comparação a um hospital de campanha. Reforço, mais uma vez, que a unidade montada no Expominas está apta a começar a funcionar tão logo seja necessário".

O governador ressaltou que, como a estrutura de Saúde mineira, principalmente os hospitais da Fhemig, estão concentrados em Belo Horizonte, historicamente os pacientes do interior buscam tratamento de maior complexidade na capital. "A alegação de que a capital está sobrecarregada, devido a vinda de pacientes de covid do interior para os hospitais do estado, não procede. Essa demanda é histórica", afirmou.

Gestão compartilhada

No dia 6 de junho, foi publicado no Diário oficial do Estado aviso de qualificação de organizações sociais para celebração de contrato de gestão compartilhada do Hospital de Campanha montado no Expominas.

Nos próximos dias será publicado chamamento público para seleção da organização parceira, com critérios definidos em edital. O objetivo da unidade é promover o atendimento à população em caso de saturação do sistema de Saúde de Minas Gerais em razão da pandemia da covid-19. A estrutura já está concluída e os leitos serão ativados de acordo com a demanda.

Polo NOVO Branca Masculina

Polo Branca (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist