Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: apenas 19,3% dos municípios aderem ao Minas Consciente

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, 137 municípios mineiros estão na onda verde, a mais restritiva, e 28 estão na onda branca

Márcia Maria Cruz | Estado de Minas

O chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, João Pinho, informou que 165 municípios aderiram ao Minas Consciente, programa de reabertura das atividades econômicas, o que corresponde a 19,3% do total de 853 municípios mineiros. Os protocolos, portanto, abrangem população de 4 milhões de habitantes.

Rede Minas/Reprodução

A informação foi repassada em entrevista coletiva remota, nesta terça (30), que não contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que estava em Juiz de Fora, acompanhando a visita do ministro de ciência, tecnologia, inovação e comunicação, Marcos Pontes, à Zona da Mata.

De acordo com ele, 137 municípios mineiros estão na onda verde, considerada a mais restritiva com a permissão de abertura apenas de serviços essenciais. Outros 28 estão na onda branca, a subsequente na flexibilização. Além da verde e branca, ainda existem protocolos para as ondas amarela e vermelha, mas nenhum município mineiro está nessas fases.

Outros 100 municípios, segundo Pinho, adotaram regras mais restritivas do que as propostas pelo Minas Consciente. Não há obrigatoriedade para adesão ao programa. Segundo Pinho, um total de 260 municípios seguem protocolos sanitários para a reabertura do comércio.

Ele afirmou que o governo avalia de forma positiva o programa Minas Consciente, apesar de adesão não chegar a 20% dos municípios mineiros. Pinho afirmou que um indicador de que o programa está na direção certa é o melhor enfrentamento à COVID-19 de municípios aderentes em comparação aos que não se filiaram ao Minas Consciente.

O chefe de gabinete reforçou a importância das medidas de distanciamento social, mas disse que é também é necessário fazer uma discussão sobre a retomada econômica. " É natural o debate entre o lado econômico e lado de saúde pública", disse. Ele acredita que é natural que o percentual de isolamento social tenda a diminuir com o tempo e, por isso, a SES reforça os pedidos para que todos que puderem fiquem em casa.

Máscaras de proteção


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist