Pular para o conteúdo principal

Jovens que cumpriram medida socioeducativa em Minas conquistam vagas em universidades

Trabalho na escola dentro da unidade de internação em Unaí traz esperança de um novo futuro para adolescentes


Agência Minas

Vagas em disputados cursos de universidades federais foram conquistadas por quatro jovens que cumpriram medida de internação no Centro Socioeducativo de Unaí, no Noroeste de Minas. As aulas começaram nesta semana e o ingresso no ensino superior público foi obtido pelo bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL), realizado no final do ano passado.

Divulgação / Sejusp

Sistema de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Agrícola e Ambiental e Administração de Empresas são os cursos escolhidos pelos adolescentes aprovados no Enem PPL. Eles conquistaram vagas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e nos Institutos Federais de Paracatu e Patos de Minas. Hoje, os jovens estão novamente com suas famílias; estudam, trabalham e sonham com uma vida diferente daquela que tinham antes de entrarem no Sistema Socioeducativo.

Os adolescentes conseguiram médias no Enem entre 450 e 550, informa a pedagoga do Centro Socioeducativo de Unaí, Angela Maria de Melo. “Estamos em clima de festa. É a concretização dos sonhos e objetivos dos nossos alunos e motivo de muita alegria para todos os servidores da unidade”, comenta.

A maior parte das horas de estudo dos novos universitários aconteceram nas salas de aula da unidade da Escola Estadual Vigário Torres, instalada dentro do Centro Socioeducativo. Os professores são servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e têm capacitação para atuar com a metodologia e a política de atendimento socioeducativo.

Joaquim Moreira*, 19 anos, é um destes jovens estudantes em busca de novos rumos em sua história. Ele cursa Engenharia Agrícola e Ambiental na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e ainda é proprietário de uma loja de açaí. Enquanto assiste às aulas, conta com o apoio de uma prima e de uma funcionária no estabelecimento. As noções de empreendedorismo foram aprendidas em um curso profissionalizante de Gestão Empresarial, antes de terminar o cumprimento da medida socioeducativa.

“Atribuo meu bom desempenho no Enem aos professores e às pedagogas da escola, eles me ajudaram bastante. Vou dar o melhor de mim e focar na faculdade, para dar um conforto melhor para minha família. Estou muito feliz”, revela o jovem.

Além dos quatro adolescentes aprovados, há também mais um do Centro Socioeducativo de Unaí cursando Zootecnia. Ele ainda cumpre medida de internação, portanto, após as aulas, retorna para a unidade. “Faltam apenas sete meses para voltar para casa e continuar firme nos estudos”, conta.

A Escola Estadual Vigário Torres do Centro Socioeducativo de Unaí está com 37 jovens matriculados no ensino fundamental e 57 no médio. Funciona em dois turnos e, desde que seus alunos começaram a prestar o Enem, já registrou aprovação de 12 jovens.

*O nome é fictício para preservar o jovem, segundo indicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Caderno

Caderno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist