Emater-MG promove Mostra da Agricultura Familiar no centro de Belo Horizonte - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 11 de março de 2020

Emater-MG promove Mostra da Agricultura Familiar no centro de Belo Horizonte

Participantes vão vender produtos como doces, hortaliças, café, artesanato, queijos, quitandas e pães


Agência Minas

A tradicional Praça Sete foi o local escolhido para a realização da primeira Mostra da Agricultura Familiar de 2020, em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (12/3), 32 agricultores de vários municípios de Minas Gerais vão vender seus produtos diretamente para os consumidores que passarem pelo centro da capital.

imagem de destaque
As barracas serão montadas no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro, esquina com Rua Tupinambás, e as vendas serão das 8h às 18h | Divulgação / Emater-MG

A feira é promovida pela Emater-MG - vinculada à Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - em parceria com a prefeitura da capital. As barracas serão montadas no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro, esquina com Rua Tupinambás, e as vendas serão das 8h às 18h. Nesta edição, serão comercializados doces, hortaliças, café, artesanato, queijos, rapadura, frutas, quitandas, mel, temperos, conservas e pães. Todos os produtores participantes recebem algum tipo de assistência da Emater-MG.

Nos últimos anos, a empresa tem promovido diversas mostras com produtores da agricultura familiar em BH e em vários eventos pelo estado. Além delas, a Cidade Administrativa – sede do Governo de Minas Gerais, também na capital – conta com uma feira permanente realizada toda sexta-feira.

“Fizemos um acordo com a prefeitura e pretendemos realizar pelo menos 12 mostras itinerantes em Belo Horizonte, em 2020. No ano passado, foram quatro mostras na cidade. Mas a ideia este ano é promover pelo menos uma em cada regional da capital”, explica o gerente da Emater-MG na capital mineira, Vitório Alves Freitas.

O produtor Evandro da Silva Campos, do município de Mário Campos, participou das mostras promovidas pela Emater nos últimos anos. Ele leva principalmente a produção da família e consegue lucrar até R$ 2 mil em um dia de vendas. “Levo vários produtos, como legumes, ovos, cana, frutas. A produção é quase toda minha e de irmãos, primos, tios. Às vezes levo também o que os vizinhos produzem. Se tivesse mais espaço na banca, daria para vender mais. Aproveito a feira também para pegar o contato dos consumidores e divulgar meus produtos nas redes sociais”, comenta.

Os irmãos Washington e Walter Teles, do município de Itaguara, também costumam participar das feiras e mostras da agricultura familiar promovidas pela Emater-MG. Eles produzem rapadura, uma atividade que começou na família há mais de 80 anos. A dupla inovou e hoje vende rapadura de diversos sabores. “Uma tradição como essa na família você não pode deixar passar. Só que antes as pessoas faziam apenas a tradicional rapadura de cana. Mas é preciso inovar. E comecei a fazer cursos para também fazer rapaduras misturando outros sabores, como mamão, banana e beterraba”, conta Washington.

Ele lembra que, em 2018, participou da primeira mostra promovida na Praça Sete e a comercialização superou as expectativas. “Foi um sucesso. A gente voltou para casa sem nenhuma rapadura. Vendemos tudo”.

Cozinha show

Além das vendas de produtos da agricultura familiar, haverá também uma barraca com uma “cozinha show”. O professor e chef de cozinha Edson Puiati irá preparar pratos usando produtos vendidos na mostra. A Emater-MG também terá uma barraca que funcionará como um plantão técnico. Técnicos da empresa estarão no local para tirar dúvidas da população sobre a produção agropecuária.

Serviço:

Mostra da Agricultura Familiar
Data: 12/3/2020 (quinta-feira)
Horário: 8h às 18h
Local: Praça Sete - Quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro com rua Tupinambás – Centro, Belo Horizonte (MG)

Ecobag jeans

Ecobag jeans


Ecobag feita na Escola de Moda, um projeto da AAMAE que atende mais de mil famílias e crianças de comunidades carentes de Suzano, SP. Muitas destas crianças, inclusive, vítimas de abusos e violências. Além do acolhimento, da alimentação e de dinâmicas educacionais, a AAMAE desenvolve também um programa de suporte ao empreendedorismos para as famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here