Pular para o conteúdo principal

Emater-MG promove Mostra da Agricultura Familiar no centro de Belo Horizonte

Participantes vão vender produtos como doces, hortaliças, café, artesanato, queijos, quitandas e pães


Agência Minas

A tradicional Praça Sete foi o local escolhido para a realização da primeira Mostra da Agricultura Familiar de 2020, em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (12/3), 32 agricultores de vários municípios de Minas Gerais vão vender seus produtos diretamente para os consumidores que passarem pelo centro da capital.

imagem de destaque
As barracas serão montadas no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro, esquina com Rua Tupinambás, e as vendas serão das 8h às 18h | Divulgação / Emater-MG

A feira é promovida pela Emater-MG - vinculada à Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - em parceria com a prefeitura da capital. As barracas serão montadas no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro, esquina com Rua Tupinambás, e as vendas serão das 8h às 18h. Nesta edição, serão comercializados doces, hortaliças, café, artesanato, queijos, rapadura, frutas, quitandas, mel, temperos, conservas e pães. Todos os produtores participantes recebem algum tipo de assistência da Emater-MG.

Nos últimos anos, a empresa tem promovido diversas mostras com produtores da agricultura familiar em BH e em vários eventos pelo estado. Além delas, a Cidade Administrativa – sede do Governo de Minas Gerais, também na capital – conta com uma feira permanente realizada toda sexta-feira.

“Fizemos um acordo com a prefeitura e pretendemos realizar pelo menos 12 mostras itinerantes em Belo Horizonte, em 2020. No ano passado, foram quatro mostras na cidade. Mas a ideia este ano é promover pelo menos uma em cada regional da capital”, explica o gerente da Emater-MG na capital mineira, Vitório Alves Freitas.

O produtor Evandro da Silva Campos, do município de Mário Campos, participou das mostras promovidas pela Emater nos últimos anos. Ele leva principalmente a produção da família e consegue lucrar até R$ 2 mil em um dia de vendas. “Levo vários produtos, como legumes, ovos, cana, frutas. A produção é quase toda minha e de irmãos, primos, tios. Às vezes levo também o que os vizinhos produzem. Se tivesse mais espaço na banca, daria para vender mais. Aproveito a feira também para pegar o contato dos consumidores e divulgar meus produtos nas redes sociais”, comenta.

Os irmãos Washington e Walter Teles, do município de Itaguara, também costumam participar das feiras e mostras da agricultura familiar promovidas pela Emater-MG. Eles produzem rapadura, uma atividade que começou na família há mais de 80 anos. A dupla inovou e hoje vende rapadura de diversos sabores. “Uma tradição como essa na família você não pode deixar passar. Só que antes as pessoas faziam apenas a tradicional rapadura de cana. Mas é preciso inovar. E comecei a fazer cursos para também fazer rapaduras misturando outros sabores, como mamão, banana e beterraba”, conta Washington.

Ele lembra que, em 2018, participou da primeira mostra promovida na Praça Sete e a comercialização superou as expectativas. “Foi um sucesso. A gente voltou para casa sem nenhuma rapadura. Vendemos tudo”.

Cozinha show

Além das vendas de produtos da agricultura familiar, haverá também uma barraca com uma “cozinha show”. O professor e chef de cozinha Edson Puiati irá preparar pratos usando produtos vendidos na mostra. A Emater-MG também terá uma barraca que funcionará como um plantão técnico. Técnicos da empresa estarão no local para tirar dúvidas da população sobre a produção agropecuária.

Serviço:

Mostra da Agricultura Familiar
Data: 12/3/2020 (quinta-feira)
Horário: 8h às 18h
Local: Praça Sete - Quarteirão fechado da rua Rio de Janeiro com rua Tupinambás – Centro, Belo Horizonte (MG)

Ecobag jeans

Ecobag jeans


Ecobag feita na Escola de Moda, um projeto da AAMAE que atende mais de mil famílias e crianças de comunidades carentes de Suzano, SP. Muitas destas crianças, inclusive, vítimas de abusos e violências. Além do acolhimento, da alimentação e de dinâmicas educacionais, a AAMAE desenvolve também um programa de suporte ao empreendedorismos para as famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist