Pular para o conteúdo principal

Minas Comunica II é concluído e garante telefonia móvel a 707 distritos mineiros

Mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas nesta ação de fomento à economia em todas as regiões do estado


Agência Minas

Criado com a finalidade de reduzir desigualdades regionais e promover o desenvolvimento socioeconômico do estado, o programa Minas Comunica II, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), atingiu sua meta de levar telefonia móvel a 707 distritos mineiros. A última localidade contemplada, no final de janeiro, foi São José do Triunfo, em Viçosa, na Zona da Mata. Ao todo, 1,17 milhão de pessoas foram beneficiadas.

Resultado de imagem para minas comunica 2


Para o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, a conclusão do programa demonstra o empenho do Governo de Minas em fomentar a economia em todas as regiões do estado. “Estamos trabalhando para levar acessos aos mineiros que vivem nesses distritos. Dessa maneira, contribuímos para o desenvolvimento local”, destaca.

O subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz, acrescenta que tem visto isso na prática. "Em muitos casos, pequenas pousadas passaram a usar máquinas de cartão, por exemplo. Além disso, o morador daquele distrito que conta, agora, com telefonia móvel pode acessar os serviços do governo por meio do MG App", acrescenta. Pelo aplicativo do Governo do Estado é possível agendar emissão de carteira de identidade, acessar contas de água e de luz e ter canal direto com o Executivo mineiro.

Segundo Diniz, o programa está alinhado com o nono Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – documento da Organização das Nações Unidas (ONU) que traçou metas para a comunidade internacional. O eixo citado consiste em construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, assim como fomentar a inovação. Um dos propósitos é oferecer acesso universal à internet, com preços acessíveis, até 2020.

O Minas Comunica II foi assinado em março de 2014 com a empresa Vivo/Telefônica, vencedora da licitação.

Investimento

Os investimentos no programa estadual somaram mais de R$ 112 milhões. A operadora oferece o serviço com tecnologia mínima 3G (padrão UMTS). A oferta de mobilidade e roaming também é obrigatória, em conformidade com as regras da Anatel, e a operadora deve oferecer planos pré e pós-pagos.

Impactos

Há estreita relação entre o uso de dados móveis por conexão 3G com o crescimento econômico. É o que mostra um relatório produzido em 2012 pela Groupe Speciale Mobile Association (GSM) e a empresa Deloitte. Conforme o estudo, o aumento foi identificado em 14 países, incluindo o Brasil. Nos mercados em desenvolvimento, foi analisado que uma expansão de 10% na entrada da telefonia móvel aumenta a produtividade em 4,2 pontos percentuais . Os resultados podem ser observados no relatório "Qual é o Impacto da Telefonia Móvel no Crescimento Econômico?" ("What Is the Impact of Mobile Telephony on Economic Growth?").

Reconhecimento

O Minas Comunica II foi reconhecido, em 2018, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como um programa referência. Agora, cinco anos após o início das implantações, distrito por distrito, Rodrigo Diniz avalia que o esforço para garantir a telefonia móvel foi válido.

"Tivemos trabalho conjunto com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para chegar a pontos onde não havia energia elétrica. Corremos atrás de licenciamentos ambientais. Tivemos cuidado com patrimônio histórico. Depois de cinco anos, valeu a pena levar para milhares de mineiros esse acesso", afirma o subsecretário.

Alô Minas

Será publicado, nas próximas semanas, um edital de licitação para implantação de outro programa semelhante. O Alô Minas também atenderá localidades que ainda não tem acesso à telefonia. Essa é uma das metas traçadas pelo secretário Otto Levy para promover integração tecnológica e comunicativa entre as regiões mineiras, como comunidades rurais e povoados.

Caderneta Laranja

Caderneta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist