Pular para o conteúdo principal

Minas adota alternativas e novas tecnologias para ampliar pomares

Vice no ranking nacional de produção de frutas cítricas, estado conta com o projeto Jaíba e estudos da Epamig para aumentar qualidade da colheita


Agência Minas

Adotar alternativas, novas tecnologias e boas práticas de cultivo têm sido os trunfos de Minas Gerais para aumentar a produtividade e a qualidade na produção de frutas cítricas, ricas em vitaminas C e utilizadas de diferentes formas na alimentação. Atualmente, o estado ocupa a segunda posição no ranking nacional de cítricos, contribuindo para a liderança mundial do Brasil na produção de laranjas, com 31% do volume total da fruta. O país também é destaque entre os principais produtores de tangerinas e limões Tahiti do mundo. 

imagem de destaque
Divulgação / Epamig

No campo, o terroir da região (geografia, solo, clima e outras características) interfere de forma positiva na produção. Mas também é preciso adotar cuidados no manejo do cultivo, além de alternativas muitas vezes amparadas em tecnologia para conquistar avanços.

Exemplo de inovação é o Projeto Jaíba, maior plano de colonização e irrigação da América Latina. Também graças aos estudos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada da Secretaria de Agricultura, Pecuárias e Abastecimento (Seapa), o Norte de Minas experimentou um grande crescimento na produção de limão Tahiti, com direito a mais de uma safra ao ano. Já a expressiva produtividade mineira de tangerinas é devida à variedade Poncã, muito plantada nas regiões Sul e Central do estado.

Produção mista 

A produção de frutas cítricas pode ocorrer durante o ano todo, desde que haja o plantio simultâneo de variedades com diferentes épocas de maturação. Com texto referente ao cultivo de várias lavouras e pomares, incluindo as frutas cítricas, o livro 101 Culturas, manual de tecnologias agrícolas da Epamig, traz dicas de plantio das frutas cítricas mais consumidas no Brasil.

O primeiro ponto tratado é em relação à escolha do tipo de solo – que deve ser preferencialmente de textura média, profundo (mínimo de um metro de profundidade efetiva), bem drenado e areado. O crescimento vegetativo das plantas ocorre em locais com temperaturas de 13ºC a 40ºC, com faixa ótima entre 23ºC e 32ºC. A coloração alaranjada das cascas de laranja e tangerina é intensificada por baixas temperaturas na época do amadurecimento, o que valoriza os frutos no comércio.

Chuvas em torno de 900 mm a 1.500 mm por ano são suficientes para o cultivo de citros. Entretanto, o uso da irrigação, mesmo em locais com quantidades de chuvas nessa faixa, pode resultar em mais produtividade e qualidade de frutos.

Porta-enxertos e mudas

A escolha do porta-enxerto é extremamente importante para o sucesso do pomar. A combinação copa e porta-enxerto é responsável por uma série de características das plantas, como resistência a pragas, doenças e seca, adaptação a solos com diferentes características físico-químicas, porte da planta, qualidade dos frutos e produtividade.

A qualidade das mudas é outro fator importante para obtenção de pomares sadios e produtivos. Uma muda de boa qualidade deve estar enxertada sobre porta-enxerto cuja semente foi obtida de plantas registradas. A borbulha deve ser oriunda de plantas matrizes livres de doenças, principalmente as transmissíveis por enxertia. Já a utilização de telado é indicada para a proteção de afídeos, vetores de vírus, cigarrinhas e do psilídeo que causa o Grenning, a doença mais destrutiva e a maior ameaça à citricultura no mundo.

Plantio

Normalmente, o plantio deve ser realizado no início da estação chuvosa. Mas, se houver irrigação, pode ser feito em quaisquer épocas do ano.

A abertura das covas pode ser manual ou mecanizada. Quando a abertura for manual, a terra da camada superficial deve ser separada da terra do fundo da cova. Isso porque por ser mais rica em nutrientes, será utilizada para preencher novamente a cova, após a mistura com adubo, esterco e calcário. A quantidade necessária da mistura depende de análise do solo, que deve ser feita antes do plantio.

Logo após o plantio das mudas, os tratos culturais mais importantes consistem na realização de irrigações até o pegamento, controle de formigas cortadeiras de folhas e de abelha-Irapuá, eliminação das brotações que surgirem abaixo das ramificações principais e replantio das mudas que morrerem.

Boné Novo Preto

Boné Preto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist