Pular para o conteúdo principal

IMA-MG começa a utilizar plataforma que integra órgãos de defesa agropecuária de todo o Brasil

e-Sisbravet permite que cidadãos, produtores e veterinários informem suspeitas de doenças e alta mortalidade em animais


Agência Minas

Cidadãos, produtores rurais e médicos veterinários de Minas Gerais podem agora notificar, on-line, casos suspeitos de doenças e alta mortalidade em bovinos, bubalinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos e aves. O estado passou a participar, em 2020, do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet), uma plataforma digital que integra os órgãos de defesa agropecuária do Brasil para notificar doenças que acometem animais de produção no campo, agilizando atendimentos às emergências sanitárias em prol da prevenção e combate às doenças. 

imagem de destaque
Sistema é integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que disponibiliza dados de cadastro e população animal | Divulgação / IMA

O atendimento rápido às notificações pode reduzir os custos com perdas e tratamentos dos animais para os produtores rurais. Já na ponta da cadeia produtiva, favorece a qualidade da carne, estimulando acordos comerciais nacionais e internacionais. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), começou a utilizar este mês o novo sistema, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A plataforma é simples e permite que os órgãos oficiais de defesa agropecuária de todo o país alimentem rapidamente o software com dados sobre o atendimento de doenças dos rebanhos, evitando a dispersão de informações. A notificação digital das suspeitas reduz a emissão dos formulários de papel, favorecendo o gerenciamento da vigilância com agilidade, celeridade e menos burocracia. Para registrar uma notificação de suspeita de doenças ou alta mortalidade de animais clique aqui.

Gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, o médico veterinário Guilherme Costa Negro Dias, afirma que o instituto está atento à padronização das notificações que integra todos os estados da federação e instituições envolvidas. “Estamos trabalhando em uma base comum, o que gera celeridade das informações. Essas notificações compartilhadas são muito importantes para a defesa agropecuária”, afirma.

Dias ainda acrescenta que o e-Sisbravet registra as notificações de suspeitas de doenças investigadas, além de mostrar as ocorrências em tempo real. “Pelo sistema, é possível acompanhar medidas adotadas em uma situação de emergência veterinária, desde a notificação e atendimento, até a solução de uma suspeita de doenças em animais”, detalha.

A Coordenação de Informação e Epidemiologia, liderada pela fiscal agropecuária do IMA, Graciene Maciel, está se adequando ao novo sistema também disponível a fiscais agropecuários responsáveis lotados na sede do órgão em Belo Horizonte e nos escritórios do interior de Minas Gerais. Diversos treinamentos internos estão sendo realizados.

“O objetivo é a agilidade no atendimento a uma emergência sanitária. As notificações ainda podem ser realizadas por telefone, e-mail ou diretamente em nossos escritórios, mas pedimos que os cidadãos, veterinários e produtores rurais deem preferência ao e-Sisbravet, que estimula uma atuação mais eficiente e assertiva”, reforça Graciene. Ela explica que o sistema também é um banco de dados e todas as informações inseridas são compiladas em uma planilha. “Podemos usar programas de mapeamento, georreferenciamento para analisar as regiões mais notificadas e investigá-las”.

e-Sisbravet

De acordo com o Mapa, o e-Sisbravet recebe as notificações por meio do link de sua página e nos sites próprios de cada um dos órgãos de defesa agropecuária. As informações são direcionadas imediatamente às Unidades Veterinárias Locais (UVL) de todo o país. Em Minas Gerais são recebidas pelos escritórios do IMA lotados estrategicamente no estado e que atuam em áreas onde está a propriedade rural com casos suspeitos de doenças.

O sistema é integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que disponibiliza dados de cadastro e população animal, e tem previsão de ser integrado com laboratórios para acesso a laudos de diagnóstico das doenças.

Caneca NÃO EXISTE CAFÉ GRATIS

Caneca "Não existe café grátis"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist