Governo de Minas avança na desburocratização dos processos e na transformação digital dos serviços públicos com foco no cidadão
Agência Minas
Em 2019, a gestão do Governo de Minas trabalhou para tornar o Estado menos burocrático, mais digital, inovador e com mais facilidade para o cidadão. Atualmente, 70 órgãos do Estado utilizam o Sei!MG, que já possui 8,5 milhões de documentos em sua base de dados. A redução de material de escritório, impressões e pastas de processos representa uma economia total de 60% entre 2017 e 2019.
Gil Leonardi/Imprensa MG |
“A transformação digital não é mais um desejo, mas sim uma necessidade para que a administração pública possa dar um salto significativo na contribuição para melhorar a qualidade de vida do cidadão e otimização dos custos do governo”, destaca o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz.
Um dos marcos nessa gestão foi o lançamento do Programa Minas Atende, iniciativa que tem como foco centralizar os serviços no atendimento digital, para facilitar a rotina do cidadão mineiro. “O Minas Atende é um marco para a transformação digital de Minas Gerais. A sua plataforma é focada na experiência do cidadão, o que o torna complexo e, ao mesmo tempo, essencial para conduzir a administração pública mineira para o patamar digital”, conta o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião José Rodrigues da Rocha.
Atualmente, o Governo de Minas Gerais possui mais de 600 itens cadastrados em sua carta de serviços para os cidadãos, empresas e municípios. Em 2019, 13 milhões de acessos foram registrados no Portal MG (mg.gov.br); foram 442 mil acessos em terminais de autoatendimento; 165 mil ligações recebidas no 155 e 750 mil downloads no MG App.
Reconhecimento internacional do MG APP
O MG App, aplicativo gratuito do Governo de Minas, disponibiliza diversos serviços para o cidadão. Com dinamismo e agilidade, cerca de 230 mil usuários utilizam o aplicativo mensalmente para realizar os mais diversos tipos de serviços, desde emitir extratos de multas, agendar doação de sangue, entre outros.
Em dezembro, o aplicativo ficou em primeiro lugar na V Edição do Prêmio GpRD (Gestão de Resultados para o Desenvolvimento), na categoria “Governos Subnacionais”. “O reconhecimento é resultado de um grande trabalho, não só da Seplag, mas também de vários órgãos e entidades de Minas Gerais, com destaque para a Prodemge, empresa de tecnologia que desenvolveu o aplicativo”, destaca Rodrigo Diniz.
Minas Comunica
Em 2019, 705 distritos de Minas já estão beneficiados com a cobertura de telefonia móvel e sinal de internet 3G. Isso representa o atendimento para 1,17 milhão de pessoas de Minas Gerais.
De acordo com o subsecretário Rodrigo Diniz, esse dado demonstra o desenvolvimento tecnológico e econômico nos distritos mineiros. “A internet e o telefone são ferramentas de integração. Além disso, com o sinal mais ágil, os cidadãos terão a oportunidade de se conectar com os serviços disponíveis no MG App, facilitando a rotina e desburocratizando processos”, diz.
Projeções para o futuro
Segundo o diretor Central de Atendimento Eletrônico, Damião José Rodrigues da Rocha, a proposta é potencializar a inovação tecnológica por meio de práticas criativas para solucionar os desafios do Estado.
“No Minas Atende, nosso objetivo é disponibilizar 16 novos canais, passando de 35 para 51 até dezembro de 2022. Também queremos simplificar cerca de 100 serviços, eliminando a necessidade de autenticação de documentos e a exigência de informações que o Estado possui”, conta Damião.
Polo Azul (Masculina) |
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