Pular para o conteúdo principal

Projeto valoriza produtos e roteiros turísticos da Serra da Mantiqueira

Pesquisas da Epamig contribuem para desenvolvimento agropecuário da região, especialmente na produção de azeites e vinhos


Agência Minas

Conhecida pela grande diversidade de atrações turísticas, roteiros gastronômicos, religiosos e de ecoaventura, a região da Serra da Mantiqueira se destaca também na produção de cafés especiais, vinhos, azeites e queijos premiados mundialmente. Com o intuito de promover essas potencialidades, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), em parceria com as secretarias de Turismo de São Paulo e do Rio de Janeiro e o Ministério do Turismo, lançou na última semana o projeto Destino Mantiqueira.

imagem de destaque
Olivicultura tem atraído também o interesse de turistas que querem conhecer os olivais e o processo produtivo | Divulgação / Epamig

Trabalhos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária da Minas Gerais (Epamig) fizeram da Mantiqueira pioneira na extração de azeites extravirgens no Brasil. Atualmente, são cerca de 160 olivicultores e 40 marcas próprias, que se destacam no circuito gastronômico ao oferecer produtos de excelente qualidade, caracterizados por frescor e sabores mais suaves e frutados, de amargor e picância distintos de outras regiões.

Passados 11 anos desde a extração do primeiro azeite, realizada no Campo Experimental da Epamig, no município de Maria da Fé, pesquisadores e olivicultores investem na qualidade do produto por meio de técnicas de cultivo, extração e apresentação ao público. "Nosso objetivo é ofertar aos consumidores produtos de boa qualidade. Não temos condições ou intenção de competir, em termos quantitativos, com os grandes polos", pondera o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura, Luiz Fernando de Oliveira.

A olivicultura tem atraído também o interesse de turistas que querem conhecer os olivais e o processo produtivo. Para atender a esse público alguns produtores têm investido em lagares (espaços destinados à extração de azeite) próprios e circuitos de visitas guiadas. Em Maria da Fé, o olivicultor Armando Gonçalves, proprietário da marca Fio de Ouro, está construindo uma agroindústria para extração de azeite com estrutura para receber os visitantes.

Recentemente, Gonçalves adquiriu uma máquina para a extração de azeite capaz de processar 1,5 mil quilos de azeitonas por hora, produzida sob demanda por uma empresa nacional sediada em Santa Catarina. O espaço deve ser aberto ao público já na próxima safra, com início previsto para fevereiro de 2020.

Na Fazenda Irarema, em Poços de Caldas, Moacir Carvalho Dias e a família se dividem entre as atividades agrícolas, como a olivicultura, e a administração de restaurante, cafeteria e das visitações à propriedade, fundada em 1870. Em 2019, o blend das cultivares Koroneiki, Arbequina, Arbosana e Grapollo da marca recebeu medalha de ouro no Concurso Mundial de Azeite, realizado em Nova Iorque. "Plantávamos apenas café. Depois de experimentarmos um azeite aqui da região, ficamos impressionados com a qualidade e começamos com a olivicultura”, conta Moacir.

Uva e vinho

O enoturismo também tem se destacado na Mantiqueira, a experiência já é oferecida por vinícolas de municípios mineiros, paulistas e fluminenses, que utilizam a tecnologia de inversão do ciclo da videira, desenvolvida pela Epamig, para a produção de vinhos finos. Em Andradas, a vinícola Casa Geraldo possibilita aos turistas conhecer a estrutura da propriedade, experimentar os vinhos e participar de cursos de degustação.

A técnica da dupla poda faz com que as uvas destinadas à produção de vinhos sejam colhidas no período seco, quando apresentam mais aroma e concentração de cor. Elas têm conquistado o circuito gastronômico e garantido prêmios em concursos nacionais e internacionais. Uma uva que se adaptou bem às características da região foi a Chardonnay. Espumantes produzidos por vinícolas incubadas e orientadas pela Epamig têm se destacado em concursos de qualidade.

Camiseta de Dryfit (Masculina)

Camiseta Dry Fit Preta (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist