Pular para o conteúdo principal

Semad lança Programa de Coleta Seletiva em Itaúna (MG) e anuncia pagamento do Bolsa Reciclagem

Medidas foram divulgadas na abertura do 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento


Agência Minas

O Governo do Estado lançou, nessa terça-feira (12/11), apoio ao Programa de Coleta Seletiva de Itaúna, na região Central de Minas Gerais, e anunciou o pagamento integral do benefício Bolsa Reciclagem, referente aos dois trimestres já consolidados em 2019.

imagem de destaque
Expectativa é que o projeto estimule a separação de materais pelos próprios moradores | Divulgação / Semad

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e o prefeito de Itaúna, Neider Moreira divulgaram as medidas durante a abertura do 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento, que ocorre na cidade.

O projeto de gestão de resíduos sólidos pretende estimular a separação desses materiais pelos próprios moradores do município. A iniciativa propõe atuação conjunta entre parceiros e a administração local, a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho Ltda (Coopert) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itaúna (Ascaruna) e será dividida em três fases:

1. Adoção pelas unidades comerciais de sacolas plásticas oxibiodegradáveis em cores diferenciadas (verde – para materiais recicláveis e cinza – para materiais não-recicláveis) para estimular a separação, coleta e triagem;

2. Implantação de novos pontos de entrega voluntária assistida de recicláveis;

3. Estímulo à segregação e coleta dos resíduos orgânicos urbanos (cerca de 50% dos resíduos sólidos urbanos gerados diariamente) para produção de composto com potencial de geração de gás e energia.

As medidas serão executadas nos próximos 18 meses. ​A expectativa do secretário é que a cidade passe a encaminhar para o aterro sanitário apenas os resíduos que não podem ser aproveitados, correspondentes a 20% do total de resíduos. Vieira destacou, ainda, que o projeto deve estimular a separação de materiais por quem produz o lixo e facilitar o acondicionamento e a triagem. “Buscamos também o aumento de renda dos catadores cooperados e associados, a diminuição da pressão sobre os recursos naturais e o aumento da vida útil do aterro”, disse.

O secretário ainda explicou que será feita a quitação do Bolsa Reciclagem, destinado aos catadores, referente ao 1º e ao 2º trimestre de 2019, o que soma R$ 1,5 milhão.

“Ressaltamos que os recursos para pagamento do incentivo para o ano que vem estão previstos no orçamento, no total de R$ 3 milhões”, afirmou. Presidente da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho (Coopert), Cintia Cristina de Brito, ressalta a valorização da política de resíduos: “os benefícios serão muitos em Itaúna, com certeza, onde a coleta será ainda mais disseminada e feita em melhores condições”.

Já a diretora financeira da Rede CataUnidos, Maria Madalena de Lima, lembrou que o benefício é importante para os catadores que dependem exclusivamente dessa atividade. “Quem trabalha com coleta seletiva precisa muito de ajuda, de apoio. As medidas proporcionam melhoria de condições de trabalho, moradia, vida”, disse.

Também participaram do evento e da visita técnica o secretário executivo da Semad, Hidelbrando Neto, o subsecretário de Saneamento, Rodrigo Franco e a Diretora de gestão de Resíduos da Semad, Denise Bruschi.

Coleta seletiva

A coleta seletiva e a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis são instrumentos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para que a coleta seja um caso de sucesso, é necessário que haja engajamento conjunto e contínuo entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada.

Congresso

O evento de lançamento compõe a programação do 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento, que tem a presença de autoridades e técnicos da área ambiental que debaterão o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico e os desafios da gestão e sustentabilidade do setor.

Camiseta de Dryfit (Masculina)

Camiseta Dry Fit Preta (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist