Comitiva de Segurança Pública cumpre agendas técnicas em Juiz de Fora (MG) - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Comitiva de Segurança Pública cumpre agendas técnicas em Juiz de Fora (MG)

Equipe da Sejusp está na Zona da Mata para visitar a 4ª Risp, além de unidades prisionais e socioeducativas


Agência Minas

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza, nesta semana, uma série de visitas técnicas em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Com o giro pelo estado, o objetivo da Sejusp é conhecer melhor as realidades locais, avaliar pontos de melhoria e potencializar o trabalho de integração entre as forças de segurança e de custódia e ressocialização dos internos. O trabalho itinerante visa, ainda, verificar in loco eventuais problemas e pontos de atenção, assim como indicar soluções, estabelecer políticas para garantia da melhoria contínua de cada estrutura, contribuindo para redução cada vez maior da criminalidade em Minas Gerais.

Resultado de imagem para secretário da Sejusp, general Mario Araujo
Secretário da Sejusp, general Mario Araujo | Reprodução

Nesta quarta-feira (6/11), a equipe liderada pelo secretário da Sejusp, general Mario Araujo, esteve na 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que abrange 86 municípios da Zona da Mata mineira. Na sequência, a equipe participou da Reunião de Gestão Operacional Integrada, um espaço de compartilhamento de informações, integração de ações para resultados mais eficientes e busca conjunta por soluções.

"O primeiro passo é revitalizar as estruturas físicas com realocação de recursos orçamentários e visitas técnicas nesses ambientes. O segundo passo é reestruturar, nos principais municípios do estado, a metodologia de Integração de Gestão da Segurança Pública (Igesp), um conceito importante que ficou esquecido nos últimos quatro anos", detalha o secretário. "Nossa grande proposta é integrar mais para entregar ainda mais para a população", acrescenta.

Durante a visita, a comitiva conheceu a estrutura e a composição do Núcleo de Correição Administrativa (Nucad) da 4ª Risp. "É a área responsável pela apuração de eventuais ilícitos ou desvios de conduta dos agentes prisionais atuantes na unidade. Estamos regionalizando os Nucads para garantir mais agilidade nas apurações e evitar uma sensação de impunidade", explica o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado.

Na avaliação dos comandantes responsáveis pela 4ª Risp, a reunião com a comitiva da Sejusp foi extremamente positiva. "A visita do secretário de Segurança Pública, que veio conhecer in loco nossa Risp, trazer sua experiência e também boas notícias com relação a possíveis recursos, só nos trouxe satisfação", afirma o delegado-geral, Gustavo Adélio Ferreira, chefe do 4º Departamento de Polícia Civil e gestor da 4ª Risp. "Vejo como fundamental qualquer passo no sentido de integrar ainda mais nosso trabalho. Essa visita fortalece, e muito, a política de integração no Estado", completa o coronel Luciano Washington Vivas, comandante da 4ª Região de Polícia Militar.

Também estiveram presentes na reunião a superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, delegada-geral Ana Claudia Perry, o subcomandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, major Winderson Alain Moura, entre outros participantes.

Prisional e socioeducativo

Na Zona da Mata, a equipe também cumpre visitas técnicas em unidades prisionais e socioeducativas. A série teve início nessa terça-feira (5/11), na Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires.

"É uma presença importante, não apenas para que o secretário possa conhecer o que a gente vem fazendo de bom, mas também para que ele tome conhecimento das nossas dificuldades e possa enviar o suporte necessário", afirma o diretor-geral da unidade, Bruno Aguiar. "A visita também é importante para fidelizar a tropa, uma vez que a comitiva, ao destacar nossas boas iniciativas, nos estimula, enquanto gestores, a fazer ainda melhor", acrescenta.

Também na terça-feira, o general Mario Araujo ministrou palestra para os estagiários do XXIX Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) de Juiz de Fora. Na oportunidade, o secretário apresentou indicadores de segurança da região e o trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano pela Sejusp.

Ainda nesta quarta-feira (6/11), a comitiva realiza visita técnica à Penitenciária José Edson Cavalieri. Na quinta-feira (7/11), serão visitados o Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Juiz de Fora e o Centro Socioeducativo de Juiz de Fora.

A comitiva da Sejusp em Juiz de Fora também conta com o secretário-adjunto de Justiça, Gustavo Tostes, o secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Leão, o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada, Nilton Moreno, o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Naves, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, entre outros superintendentes e técnicos da secretaria.

Com o compromisso de integração cada vez maior de todo o sistema de Justiça e Segurança Pública do Estado, além dos representantes dos sistemas prisional e socioeducativo, também participaram das visitas às unidades dirigentes locais e regionais da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, além do juiz da Vara de Execuções Criminais da cidade e representantes do Ministério Público e Defensoria Pública.

Camiseta de Dryfit (Masculina)

Camiseta Dry Fit Preta (Masculina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here