Pular para o conteúdo principal

Micromobilidade – O Estado só atrapalha!

Patinetes e bicicletas fazem parte de um setor relativamente novo do transporte urbano: a micromobilidade. 


Alexandre Freitas | Diário do Rio

O segmento traz soluções para quem precisa se deslocar em trechos de 500 metros a 1 quilômetro de forma rápida e prática, sem ter que esperar o ônibus chegar no ponto, um táxi aparecer ou o carro do aplicativo alcançar o destino combinado.

Deputado Alexandre Freitas de patinete
Deputado Estadual Alexandre Freitas (NOVO-RJ) de patinete

Assim como qualquer avanço tecnológico, o uso das patinetes (isso mesmo, é um substantivo feminino!) na micromobilidade está passando por um período adaptativo, onde alguns problemas aparecem, como ocorre com qualquer outra forma de inovação disruptiva.

Frente a este cenário de conflito, o Estado acredita que somente através das leis é possível resolver embates e proteger os cidadãos. Nas normas criadas costumam aparecer, aos montes, burocracias, obrigações e sanções. Quando essas legislações entram em vigor, o empreendedor não enxerga mais incentivos para aprimorar a tecnologia a fim de se adaptar ao dia a dia das pessoas. O efeito prático costuma ser justamente o contrário da intenção do Poder Público: ao invés de tornar viável uma inovação tecnológica, repele-se as empresas que estão dispostas a trazer avanços.

O Estado, tentando resolver um problema através de leis, funciona mais ou menos como alguém preso na areia movediça – quanto mais se move, mais afunda; E como já dizia Milton Friedman: “A solução do governo para um problema, é usualmente tão ruim quanto o problema”.

Ao contrário do ineficiente Poder Público, a iniciativa privada consegue, de fato, resolver problemas. As empresas que conseguem trazer as melhores soluções, são as que vão prosperar no setor. Isso é empreender: solucionar problemas – alguns que as pessoas nem sabem que têm.

Há poucos meses, o Rio de Janeiro foi palco de um festival regulatório contra um veículo de micromobilidade específico. Entre as exigências legais, havia capacete, seguro de vida e até CNH para as – velozes, furiosas e incrivelmente perigosas – patinetes. Além de afastar investidores, tratar os usuários como incapazes e desestimular empresas a resolver o problema, as obrigações não trouxeram soluções eficientes. Quando o assunto são as patinetes, o Estado só atrapalha.

A empresa Segway-Ninebot apresentou um projeto que resolve a maioria desses problemas, de forma que a mobilidade urbana, a evolução tecnológica da sociedade e a liberdade não seja afetada.

O protótipo é um patinete inteligente que retorna sozinho para a sua estação de carregamento, a uma velocidade de caminhada e vem equipado com câmeras, sensores de movimento e outros dispositivos, que fazem com que a patinete pare, caso tenha alguma pessoa próxima.

A inovação tomou uma proporção tão grande que as gigantes Uber e Lyft se interessaram em uma parceria para expandir suas atividades para o setor das patinetes elétricas inteligentes. É esperado que, em 2020, este meio de transporte inteligente esteja nas ruas dos Estados Unidos e da Europa, locais que abraçaram a ideia como solução de micromobilidade urbana.

A Segway-Ninebot, nasceu da fusão da norte-americana Segway com a chinesa Ninebot. Seu diretor, Gao Lufeng, está otimista quanto ao segmento: “Eu acredito que as patinetes vão substituir as bicicletas como solução primária para a micromobilidade” ele disse. “É da natureza humana economizar energia enquanto viaja”.

Enquanto nos preocupamos em exigir CNH, capacete, seguro de vida das empresas de patinetes, os empreendedores norte-americanos e chineses se preocupam em pôr inteligência artificial conectada à nuvem.

É… nosso mindset está MUITO atrasado.

Camiseta de Dryfit (Masculina)

Camiseta Dry Fit Preta (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist