Vamos comemorar a saúde em Rio das Ostras!? - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Vamos comemorar a saúde em Rio das Ostras!?

Recentemente, recebi uma publicação da Prefeitura comemorando “um ano de muito trabalho por toda a cidade”. A área de saúde é comemorada.


Por Luiz Maia | Filiado ao Partido NOVO

Os administradores comemoram o número de atendimentos no hospital, pronto-socorro e unidades de saúde do município: 1 milhão e trezentos mil atendimentos. Há, também, a ampliação do horário de atendimento de marcação de exames no COGA e no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, popularmente conhecido como Sal Sal.

Divulgação

Gostaria de informar aos festivos administradores que, se os cidadãos riostrenses gozassem de boa saúde, não procurariam atendimento médico. Um milhão de atendimentos num município de estimados 140 mil habitantes é um total absurdo. É sinal de que há muitos problemas de saúde que não estão sendo tratados.

Como, por exemplo, problemas sanitários. O saneamento básico deixa muito a desejar no município.
Para quem não sabe, saneamento é uma série de medidas que tornam uma área sadia, limpa, habitável, oferecendo condições adequadas de vida para uma população ou para a agricultura. É a saúde dos habitantes, são medidas que impedem que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico, mental e social.

Você tem água encanada e tratada em casa, ou ainda usa água de poço? Se você usa água de poço, ela é boa? É insípida, inodora e incolor, ou seja, não tem gosto, não tem cheiro e não tem cor? Não? Mas você lava louças com ela... toma banho com ela… faz comida com ela… Pois é! Provavelmente ela é fonte de doenças para você e sua família.

Outro problema de saúde. Seu esgoto vai para a rede coletora ou você tem fossa em casa? Recentemente, a Prefeitura criou uma Área de Proteção Permanente de Esgoto, no Canal dos Medeiros. Você sabia? Quem mora ali perto sabe que só há esgoto, mosquitos, baratas, ratos e outros vermes a serem preservados naquele local. Pois é, os administradores de Rio das Ostras estão preservando o esgoto. Deve ser para aumentar o número de atendimentos médicos! Quanto mais doentes, mais eles vão comemorar, como fizeram nessa publicação de um ano de trabalho, comemorando mais de um milhão de atendimentos nas unidades de “saúde” do município. Unidades de “saúde” ou de doentes?

E sobre o atendimento para marcação de exames?

Meu pai tem 86 anos. Hoje ele levantou cedo e às 6 horas da manhã foi marcar um exame ali no Sal Sal. Voltou pra casa sem o atendimento, pois as senhas tinham acabado. Mas não aumentaram o horário de atendimento? Onde?

Rio das Ostras ainda vive no século passado, vive de senhas para os atendimentos que cidadãos, eleitores e contribuintes pagam para ter.

Na era da informatização, Rio das Ostras vive de papeizinhos com números para quem chega primeiro.

Pior, os idosos, como meu pai, não conseguem atendimento pois não vão passar a madrugada fria e chuvosa na rua esperando o posto de saúde abrir para receber o papelzinho com número. Meu pai foi orientado a chegar antes das 4 horas da madrugada para garantir uma senha. O que fazer?

Prefeito, já ouviu falar em computador? Sabe para o que eles servem?

Falta competência, capacidade e vontade aos administradores de Rio das Ostras.

Falta saúde à Rio das Ostras.


Camiseta Laranja Neon NOVO Masculina

Camiseta Dry Fit Neon (Masculina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here