Ameaças de morte, troca de acusações e tornozeleiras eletrônicas em ambientes políticos, como plenários do Legislativo. É um cenário sombrio em que reside um grande momento de ascensão na política mineira.
Laura Serrano | Hoje em Dia
Na Câmara Municipal, por exemplo, vejo todas as ameaças contra o vereador Mateus Simões, meu colega de partido Novo, como obstáculo para chegarmos a um cenário político melhor.
Na Câmara Municipal, por exemplo, vejo todas as ameaças contra o vereador Mateus Simões, meu colega de partido Novo, como obstáculo para chegarmos a um cenário político melhor.
Deputada Estadual Laura Serrano (NOVO-MG) |
Vamos relembrar: em junho, Mateus apresentou, na Câmara, denúncia por improbidade contra Welligton Magalhães. Depois, começou a sofrer ameaças de morte, mudou sua rotina e passou a usar escolta 24 horas por dia.
Agora em agosto, o Ministério Público também pediu o afastamento de Magalhães do cargo, em ação de improbidade administrativa. O parlamentar é suspeito de liderar uma organização criminosa que fraudava licitações de publicidade na Câmara dos vereadores e que pode ter desviado R$ 30 milhões.
Além de Mateus, o promotor de Justiça Leonardo Barbabela sofreu ameaças, às quais classificou como “inaceitáveis, um atentado contra a democracia e contra o MP”. Disse que providências serão adotadas.
Apesar das ameaças, os parlamentares não se intimidaram. Por unanimidade, os 39 vereadores presentes ao Plenário da Câmara acataram a denúncia apresentada por Mateus Simões e pelo advogado Mariel Marra, o que poderá levar à cassação do mandato de Magalhães.
Precisamos de um momento de reflexão, para que a pressão popular ajude neste processo e eleve ainda mais nossa política, na continuidade de um processo de melhora.
Vejam nas últimas eleições, por exemplo, quando Minas decidiu por não eleger a ex-presidente Dilma Rousseff para o Senado. E também optou por eleger o governador Romeu Zema, do Novo, levando o ex-governador Fernando Pimentel – investigado por receber propina de empreiteira na campanha eleitoral – a amargar um terceiro lugar.
Esses mineiros que há algum tempo clamam por mudanças devem continuar acreditando e pressionando seus representantes. Sintam que uma política melhor é possível e já está acontecendo. Processos de impeachment contra a velha política estão sendo abertos e novos governantes foram eleitos. Isso é extremamente positivo.
Nosso colega Mateus Simões passa por um momento de grande dificuldade, mas, em um futuro próximo, será recompensado com uma Câmara melhor. Uma nova política é possível.
Estamos nesse processo, que é irreversível.
Deputada Estadual, economista, mestre pela Concordia University (Canadá)
Camiseta Dry Fit Branca (Feminina) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário