Filiados do Novo pedem suspensão de Salles do partido e dizem que ministro atua com 'absoluta irresponsabilidade' - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 25 de agosto de 2019

Filiados do Novo pedem suspensão de Salles do partido e dizem que ministro atua com 'absoluta irresponsabilidade'

Diretório Nacional vai analisar representação; processo poderá resultar na expulsão


Marco Grillo | O Globo

BRASÍLIA – Filiados do Partido Novo no Rio de Janeiro apresentaram um pedido para que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles , seja suspenso da legenda. A representação, que será avaliada pelo Diretório Nacional, é assinada pelo ex-candidato ao governo do Rio Marcelo Trindade, o deputado estadual Chicão Bulhões e Ricardo Rangel, que concorreu a deputado federal.

Filiados do Partido Novo pedem suspensão de Ricardo Salles, afirmando que ministro atua com 'absoluta irresponsabilidade' Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS / 24-08-2019
Filiados do Partido Novo pedem suspensão de Ricardo Salles, afirmando que ministro atua com 'absoluta irresponsabilidade' Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS / 24-08-2019

O texto encaminhado ao comando da sigla afirma que Salles vem “desdenhando de dados científicos”, “revogando políticas públicas sem qualquer debate prévio” e “atuando com absoluta irresponsabilidade”. Há ainda uma solicitação para que seja aberto um processo na comissão de ética do partido, que poderá resultar na expulsão. O Novo é presidido por João Amoêdo , que foi candidato à Presidência no ano passado.

A informação sobre o pedido contra o ministro foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, do GLOBO. Salles concorreu a deputado federal pelo Novo, mas não se elegeu. No fim do ano passado, foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério do Meio Ambiente. Segundo o documento, a conduta dele tem causado “dano grave” à imagem do partido e é contrária ao que a legenda defende na área ambiental.

Em maio deste ano, o Novo aprovou uma resolução que determina a suspensão dos filiados que exercerem cargos de primeiro escalão sem a indicação do partido. É o caso de Salles, mas a resolução tem efeitos apenas posteriores à data em que foi publicada. A representação pede que ele seja suspenso do partido liminarmente, antes mesmo de o pedido ser julgado internamente.

“Anote-se que o ministro Ricardo Salles tem atuado com grande convicção na adoção de condutas divergentes com os programas do Partido Novo no tema ambiental, demitindo profissionais qualificados, desdenhando de dados científicos e revogando políticas públicas sem qualquer debate prévio, aprofundado e responsável, reduzindo a capacidade de interlocução do país com seus pares internacionais e atuando com absoluta irresponsabilidade. Isto, por si só, já constituiu violação dos princípios e valores do Partido Novo, que prega a atuação profissionalizada, e não politicamente motivada, dos agentes públicos”, diz a representação.

O texto também cita a condenação de Salles por improbidade administrativa, em função do período em que foi secretário estadual do Meio Ambiente em São Paulo. O ministro recorreu da decisão. Procurado, via assessoria, para comentar a representação de filiados do partido Novo, ele não respondeu.

Camiseta de Algodão

Camiseta de Algodão (Unissex)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here