Sabe aquelas coisas que a vida guarda para te surpreender? Vivemos uma dessas gratas surpresas da vida neste sábado.
Por Luiz Maia
Feriadão de semana santa... festival de jazz e blues... cidade cheia de turistas e... eis que surge uma mensagem na página do NOVO Rio das Ostras na quinta-feira de manhã com ele dizendo que estaria aqui na cidade. Só então me dei conta de quem era. Ele se apresentou mas eu já tinha percebido que, em outubro do ano passado, não havia reconhecido o Bernardo numa outra mensagem a nós enviada. Mancada! Foi mal!
Deputado Estadual Bartô (NOVO-MG) em Rio das Ostras |
Logo me coloquei à disposição e ele também. Combinamos, assim, em cima da hora, uma apresentação para ele conhecer o grupo do NOVO na cidade, e falar sobre sua experiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais também para quem quisesse conhecer a atividade de um legislador do NOVO.
Bartô, Deputado Estadual do Partido NOVO em Minas Gerais, chegou na quinta de tarde e, à noite, eu estive lá para o conhecer e vermos como faríamos a apresentação. Local e hora definidos, divulgação iniciada e… fui despertado para uma situação que poderia piorar, ainda mais, a audiência da palestra: Brasil e Peru. Sabe como é… país do futebol! Então resolvemos mudar o horário da apresentação para antes do jogo.
Como é natural nos improvisos, situações inesperadas ocorrem. O que é esperado! Mas tudo foi resolvido de imediato e a contento para começarmos a ter contato com a política como ela é.
E Bartô nos colocou a par das situações reais, do que ocorre em plenário, nos bastidores, no NOVO mineiro, na imprensa, enfim… por tudo o que passa em seu primeiro mandato.
Com uma sinceridade admirável, que não se encontra em políticos profissionais, e senso de seu papel político e de filiado ao NOVO, nos deu uma pincelada sobre as dificuldade e obstáculos que se apresentam para quem entra para a política com o propósito de trabalhar para o bem comum, e não por interesses próprios ou de grupos.
É preciso se preparar, minimamente, para essa arena. Seja como ativista, com acompanhamento das atividades políticas ou, vivência em alguma área da administração pública. A política no Brasil está corroída. E quem entra nela para trabalhar precisa saber dialogar e ter coerência em suas atitudes.
Coerência é a palavra. E atitude. Pois quando for necessário defender seu ponto de vista e responder a altura um ataque, é sua postura coerente que vai fazer com que lhe ouçam e respeitem. E Bartô tem conseguido ambos, ser ouvido e respeitado.
O NOVO não é perfeito, graças a Deus. Tem seus pontos a serem corrigidos e melhorados, e que vão sendo percebidos como falhas à medida que cresce e toma responsabilidades na arena política. Ninguém nasce sabendo andar.
Mas não há dúvidas de que o NOVO “está anos luz à frente” dos demais partidos políticos brasileiros, em seus valores, princípios, propostas e atitudes. Seu estatuto não é a perfeição dos demais, como um copia e cola. É restritivo. Mas, talvez, restrição necessária neste início de caminhada para que seus ideais sejam entendidos e assimilados por seus representantes. Vemos isso na história de muitas instituições de sucesso. Com o tempo, vai-se liberando as rédeas e dando asas aos seus diretórios.
Defender os princípios e valores do NOVO é o que nós, filiados, esperamos de nossos políticos eleitos. E foi o que nos passou Bartô com sua sinceridade e firmeza.
Te esperamos outras vezes aqui, cumpadi!
Mui grato.
Camiseta Dry Fit Preta (Masculina) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário