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Romeu Zema anuncia privatização de 2,5 mil quilômetros de rodovias mineiras

Serão concedidos à iniciativa privada sete trechos de rodovias estaduais. O primeiro edital deve ser lançado ainda neste ano.


Por G1 Minas

O governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, anunciaram, nesta sexta-feira (31), a privatização de 2,5 mil quilômetros de rodovias mineiras.

Trechos de rodovias mineiras que serão concedidos à iniciativa privada — Foto: Divulgação / Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade
Trechos de rodovias mineiras que serão concedidos à iniciativa privada — Foto: Divulgação / Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade

De acordo com o governo, as concessões vão durar de 25 a 30 anos e devem atrair investimentos da ordem de R$ 7 bilhões. A expectativa é gerar mais de 9,5 mil empregos.

Romeu Zema justificou que a privatização foi a saída diante da grave crise fiscal de Minas Gerais, que não tem condições de assumir novos gastos. Segundo ele, o objetivo do programa é atrair novos investimentos ao estado.

Dividido em sete lotes, o programa de concessões vai priorizar rodovias que ligam as cidades históricas e com grande fluxo de turistas.

De acordo com o governo, está prevista a retomada da licitação do lote composto pela MG 424 entre a MG 010 e a entrada de Sete Lagoas, com 51 quilômetros de extensão, que chegou a ser lançada em 2018, mas foi suspensa. A licitação contemplará a construção dos contornos de Matozinhos e Prudente de Morais, cidades que têm circulação de grande volume de carretas e veículos pesados.

No último trimestre deste ano, haverá lançamento de edital do lote Triângulo Mineiro, que compreenderá rodovias das cidades de Araxá, Uberlândia e Uberaba, em um total de 488,5 quilômetros de extensão.

A partir do próximo ano, serão lançados editais para os lotes de Pouso Alegre-Itajubá (423,6 quilômetros de extensão), Varginha-Furnas (434,5 quilômetros), São João del-Rei (376,7 quilômetros), Itapecerica-Lagoa da Prata (496,9 quilômetros) e Ouro Preto (242,4 quilômetros).

Segundo o governo, os contratos de concessão vão prever, além dos investimentos em manutenção e restauro, a pavimentação e implementação de acostamentos em 75% das rodovias; duplicações; preservação da faixa de domínio e a implantação de serviços aos usuários, como atendimento a acidentes e incidentes, recolhimento de animais, sistema de pesagem e inspeção.

VISEIRA NOVO PRETO

Viseira Preta

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