Pular para o conteúdo principal

Reforma Administrativa: Zema veta fim de jetons para secretários

O governador Romeu Zema (Novo) sancionou ontem o PL 367/19, que institui a reforma administrativa no Estado, e vetou dois pontos-chave propostos pelo Legislativo. O primeiro derruba a proibição dos jetons – gratificações que podem triplicar os salários de secretários que participam de conselhos administrativos. Já o segundo cai com a obrigação de que até 70% dos cargos comissionados sejam ocupados por servidores concursados.


Lucas Simões | Hoje em Dia

Após assinar o texto com os vetos, Zema justificou a mudança de opinião em relação aos jetons. “Durante a campanha (eleitoral), defendia a tese de separação completa do exercício de cargo de secretário em relação à participação em conselhos. Mas, agora, ao constatar a realidade efetiva do Estado, revi o conceito e atesto a utilidade de ter membros do Executivo no conselho fiscal. Adicionalmente, vejo a necessidade de conciliar esse papel com uma remuneração compatível para os secretários”, disse.

Resultado de imagem para romeu zema
Governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO-MG) | foto: Gil Leonardi/ImprensaMG

No caso dos jetons, Zema foi pressionado a rever a medida por ameaças de uma debandada de secretários, que poderiam deixar o governo com o fim das gratificações. O governador chegou a rotular como “condenável” a prática dos jetons, apesar de admitir que o salário de R$ 10 mil brutos de cada secretário não é compatível com as atribuições dos cargos.

Como a Assembleia se recusou a propor um aumento na remuneração para o secretariado, alegando que o Estado não pode conceder reajustes por ter ultrapassado o teto da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governador cedeu aos jetons.

Como alternativa a eles, Zema propôs um decreto para que o salário bruto de cada secretário somado às gratificações recebidas em, no máximo, dois conselhos, não ultrapassem o teto do funcionalismo estadual, de R$ 35 mil.

Outra emenda aprovada pelos deputados determina que 50% dos cargos comissionados nas atividades-fim do Estado, como saúde e educação, sejam ocupados por servidores efetivos. Esse percentual sobe para 70% nas áreas-meio, como Secretaria de Governo e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Com dificuldades para viabilizar o trabalho, já que não haveria pessoal de carreira suficiente com qualificação para postos-chave, Zema propôs, por meio de outro decreto, criar uma reserva de 50% para efetivos em cargos de subsecretário, superintendente e diretor.

Entre os deputados, houve incômodo porque os vetos foram anunciados pelo secretário de Governo, Custódio Mattos, na última quinta-feira, véspera da data limite para a sanção do projeto.

“O inspirador das emendas dos jetons e do corte de cargos comissionados foi o próprio governador. Na campanha, ele afirmou que o conselho era um ‘puxadinho’. A Assembleia legislou em cima de propostas dele, agora há uma mudança de opinião dele, e isso tem que ficar claro”, disse o deputado Sávio Souza Cruz (MDB).

Para o deputado André Quintão (PT), líder da oposição na Casa, a tendência é a de que os deputados de esquerda votem contra os vetos de Zema. “É incoerente realizar os vetos sobre assuntos que ele defendeu em campanha”, disse.

Polo NOVO Branca Masculina

Polo Branca (Masculina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist