Comissionados começam a ser reconduzidos aos cargos no governo Zema - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 5 de janeiro de 2019

Comissionados começam a ser reconduzidos aos cargos no governo Zema

O governador assinou atos tornando sem efeito pelo menos 80 exonerações feitas no dia 31 de dezembro


Juliana Cipriani | Estado de Minas

O governador Romeu Zema (NOVO) cancelou neste sábado (5) dezenas de exonerações de comissionados determinadas em 31 de janeiro pelo seu antecessor, o ex-governador Fernando Pimentel. Conforme os atos publicados no Minas Gerais, pelo menos 80 pessoas voltam aos seus cargos em oito órgãos públicos.

Zema demitiu todos os comissionados para avaliar quem deve ficar ou não (foto: Alexandre Guzanshe EM D.A Press)

Para cada uma das listagens, o governo “torna sem efeito as exonerações dos servidores abaixo relacionados, de que trata o Decreto nº 47.606, de 31 de dezembro de 2018, publicadas em 01/01/2019”. 

Os locais em que houve maior recondução foram a Advocacia-Geral do Estado, com 28 pessoas, a Ouvidoria-Geral, com 18, a Secretaria de Planejamento e Gestão, com 15, e a Controladoria-Geral, com nove. Os outros recontratados retroativamente foram 5 na Junta Comercial, dois na Casa Civil, um no Turismo e dois na Educação.

No dia 31, decreto de Pimentel exonerou cerca de 6 mil servidores que ocupavam cargos comissionados. Zema assumiu o governo e, de imediato, editou decreto alegando “reparar” o ato de Pimentel, que não teria resguardado funcionários de serviços essenciais.

Nesta sexta-feira, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) enviou comunicado a gestores e setores de recursos humanos pedindo que encaminhem à pasta uma solicitação fundamentada para as renomeações que considerarem 'atividades essenciais'. Os pedidos serão analisados até o próximo dia 12. Segundo nota da Seplag, a decisão seguirá a máxima de enxugamento do estado.

No dia da posse de Romeu Zema, o secretário de Planejamento e Gestão Otto Levy já havia antecipado que alguns comissionados seriam reconduzidos, desde que tivessem “efetivamente algo a contribuir”. Em nota, o governo informou que as exonerações serão “temporárias”, mas no momento “necessárias”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here