Pular para o conteúdo principal

No discurso da vitória, Zema promete reduzir cargos comissionados e tem cautela em relação a privatizações

Governador eleito disse que vai buscar com a União renegociação da dívida de Minas


Isabella Souto e Thiago Madureira | Estado de Minas

Na primeira entrevista como governador eleito de Minas Gerais, o empresário Romeu Zema (Novo) prometeu assumir o Palácio da Liberdade já cortando o número de cargos comissionados e prometendo transparência no gasto público. Ele conversou com os jornalistas em um espaço no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte.

Zema fez o discurso da vitória em um espaço no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte (foto: Renan Damasceno / EM DA PRESS)

De acordo com Zema, ainda nesta segunda-feira sua equipe entrará em contato com o governo Pimentel e o tribunal de Contas do Estado em busca de informações sobre a situação de Minas Gerais.

O governador eleito disse que vai discutir a formação de uma equipe de transição para buscar dados com o atual governo de Fernando Pimentel (PT). A coordenação da equipe ficará a cargo do vereador Mateus Simões (Novo). O ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, será o consultor da equipe.

"Eu tenho dito que o estado está falido, doente terminal, a gente precisa de medidas urgentes, os professores, pensionistas e militares recebendo atrasado, as prefeituras sem os repasses, isso demanda medidas urgentes, caso contrário a situação vai se agravar. Minas tem crescido constantemente menos que o Brasil, perdendo sempre participação. Então vou depender do apoio da Assembleia dos deputados, mas não quero que isso seja um balcão de negócios", disse o governador eleito.

Outra frente vai buscar com a União uma renegociação da dívida de Minas. Segundo ele, técnicos de sua campanha já tiveram uma primeira reunião com representantes do Ministério da Fazenda em Brasilia.

Zema ainda informou que conversou com o senador Antonio Anastasia após a divulgação do resultado e ouvir dele que estará à disposição de Minas Gerais no Senado.

O candidato eleito ainda disse que faz uma política distinta da tradicional e encontrou apoio na população. "Orgulhoso de ter feito uma campanha diferente, que não gastou R$ 1 de gasto público, o que prova que isso é possível. Uma campanha que foi feita alicerçada no trabalho, visitei quase 200 cidades, andei quase 60 mil quilômetros e fica provado que não é o poder dos grandes partidos, o poder das grandes facções que vão estar fazendo diferença. Estamos lançando uma política diferente. Muito provavelmente, eu sou o primeiro governador aqui em Minas a ser eleito sem a classe política. A política tem que estar mais democratizada, não pode ficar somente restrita a um grupo, as pessoas têm que participar mais", afirmou.

Assembleia e privatizações

O partido Novo elegeu três deputados estaduais e não fez coligação com outras legendas, o que torna a base do governo na Assembleia Legislativa, a princípio, frágil. Romeu Zema pediu que a Assembleia esteja a seu lado e que os deputados mineiros votem "conscientemente" projetos de interesse do estado.

"Sempre fui uma pessoa extremamente acessível e aberta ao diálogo. Vou governar escutando as pessoas, a Assembleia, o Judiciário. Não me considero o dono da verdade nem o salvador da pátria", afirmou o governador eleito.

Zema ainda disse que não pretende privatizar as empresas públicas no momento. "Não é prioridade porque isso (as privatizações) está longe de resolver os problemas de Minas", disse. "Não seria um bom negócio para os mineiros, no momento", afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist