Pular para o conteúdo principal

Políticas do Governo de Minas para atração de investimentos são premiadas internacionalmente

Conselho Internacional de Desenvolvimento Econômico (IEDC) reconheceu trabalhos e concedeu duas premiações ao Estado

Agência Minas


A Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) teve o trabalho reconhecido por uma das maiores e mais respeitadas organizações de desenvolvimento econômico do mundo. O Conselho Internacional de Desenvolvimento Econômico (IEDC) premiou duas iniciativas da atual gestão da agência mineira para a atração e a promoção de investimentos no estado.


O prêmio, que destaca as melhores ações de governos e empresas para o desenvolvimento, foi entregue nessa quinta-feira (5/10), em Nashville (EUA), durante a conferência anual do IEDC. É a primeira vez que uma instituição brasileira é agraciada pela instituição. Para se ter uma ideia da relevância da cerimônia, na última edição (2020), instituições de peso, como Invest Atlanta, Michigan Economic Development Corporation e Toronto Global foram reconhecidas. 

O governador Romeu Zema destaca a importância da premiação. "Esse prêmio internacional é o reconhecimento do nosso esforço para destravar a economia e fazer Minas Gerais avançar. Em 32 meses de governo, nossa gestão já atraiu R$ 136 bilhões em investimentos e eliminou mais de 450 normas para desburocratizar a vida de quem quer investir aqui. Os resultados já podem ser sentidos pela população na geração de emprego e renda e melhorias em diversas áreas, como saúde, segurança e educação", afirma.

Prata e bronze


O Indi conquistou a prata na categoria “Iniciativas de Retenção e Expansão”, com case sobre ações de promoção de atração de investimentos relacionadas a projetos de e-commerce.

Já na categoria que avalia os materiais impressos de divulgação, o guia “Why Minas Gerais” recebeu o prêmio bronze. O documento destaca os atributos que fazem de Minas Gerais um lugar único para investir, com informações estratégicas de setores como educação, mercado de trabalho, vocações econômicas regionais, infraestrutura e muito mais Na atual gestão, até aqui, o estado já recebeu investimentos de empresas de 19 nacionalidades diferentes.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, foi até os Estados Unidos para receber a premiação, juntamente com o diretor-presidente do Indi, João Paulo Braga.

“O desenvolvimento econômico de Minas Gerais está cada vez mais fortalecido. A premiação internacional é resultado do trabalho sério e responsável que o Governo de Minas Gerais está desempenhando. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo para o crescimento e a geração de emprego e renda. Um estado mais simples, desburocratizado e atrativo para os investidores”, frisa Passalio.

João Paulo Braga, por sua vez, destaca que esta gestão do Governo do Estado conseguiu desburocratizar o ambiente de negócios e melhorar as condições de atuação de empresas em vários setores, e lembra que os bons resultados dessa política podem ser sentidos na prática.

“Minas Gerais se tornou, em poucos anos, o mais importante hub do e-commerce do Brasil, com a presença de players nacionais e internacionais, como Nike, Mizuno, Dafiti, Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Netshoes, Privalia, entre outros. São empresas que fizeram grandes investimentos no Estado e estão gerando milhares de empregos e melhoria de qualidade de vida em áreas que tinham poucas perspectivas de crescimento”, observa o diretor-presidente do Indi.

A comitiva internacional conta ainda com a participação do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, e do gerente de comunicação social e institucional do Indi, Carlos Romualdo.

Sobre o IEDC

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Internacional é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atende a organizações e agências de desenvolvimento econômico. É a maior instituição desse tipo no mundo, com cerca de 5.000 integrantes, incluindo governos locais, estaduais, provinciais e federais, parcerias público-privadas, câmaras de comércio, universidades e uma variedade de outras instituições.

O objetivo final dos membros é a criação de empregos de alta qualidade, o desenvolvimento de comunidades vibrantes e a melhoria da qualidade de vida em suas regiões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist