Pular para o conteúdo principal

Zema lidera intenção de voto para o governo de Minas em 2022; veja pesquisa do Instituto HD Data

Se as eleições para a chefia do Executivo mineiro fossem hoje, o governador Romeu Zema (Novo) estaria reeleito no primeiro turno, aponta pesquisa do INSTITUTO HD DATA em parceria com o Dataquest. 

Hoje em Dia

Pelo levantamento, Zema tem a preferência de 53% dos eleitores mineiros, contra 28% de seu principal oponente, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Juntos, os outros seis candidatos testados nesse cenário somam 13%: André Janone (Avante), Rodrigo Pacheco (DEM), Agostinho Patrus (PV), Áurea Carolina (PSOL), Marcelo Álvaro Antônio (PSL) e Paulo Abi-Ackel (PSDB). Nesse cenário, 7% dos entrevistados votariam em branco, nulo ou não quiseram responder. A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 23 deste mês junto a 1.071 eleitores do Estado com idades entre 16 e 66 anos. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro estimada em 3%.


Em todos os cenários testados a vantagem de Romeu Zema se mantém, chegando ao seu melhor desempenho quando o prefeito Kalil é substituído, na sondagem, pelo senador Carlos Viana (PSD). Nesse caso, Zema vai a 54% das intenções de voto, enquanto Viana teria 3% e a candidata do PSOL alcança 14%. Os outros nomes – Janones, Pacheco, Agostinho Patrus, Marcelo Álvaro e Abi-Ackel, além de Aécio Neves, também incluído nesse cenário – somam 15%. Votos brancos e nulos, juntos com percentual de entrevistados que não responderam, chegam a 13%.

Segundo Turno

A pesquisa também quis saber qual a intenção de voto dos mineiros em simulações de segundo turno. No cenário entre Zema e Kalil, o atual governador aparece com 56% das preferências contra 37% do prefeito belo-horizontino, uma diferença de 19 pontos percentuais. Entre Zema e Carlos Viana, a diferença a favor do governador sobe para 51 pontos percentuais: 62% a 11%. Já quando o confronto é entre Zema e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Agostinho Patrus, o governador fica com 62% a 17%.

Avaliação do governo

A pesquisa HD Data/Dataquest também perguntou aos entrevistados se aprovavam ou desaprovavam a administração de Romeu Zema. O resultado mostra que o chefe do Executivo mineiro com aprovação de 62% contra 33% que desaprovam. Quanto à avaliação da administração de Romeu Zema, 28% responderam considerá-la “ótima”, 29% responderam “boa” e 16%, “regular”. Para 10% a gestão de Zema é “ruim”, enquanto 15% disseram achá-la “péssima”.

Análise

Para o diretor do Instituto Dataquest, Hermes Naves, a pesquisa mostra um quadro de certa forma confortável para o governador Romeu Zema, visto que ele ganha em todos os cenários apresentados, aparecendo nas intenções de votos sempre acima de 50%. “Um fator a ser considerado é que o principal concorrente do governador (Alexandre Kalil) ainda é pouco conhecido no Estado e isso, claro, influencia na atual configuração desse quadro”, argumenta Naves.

A pesquisa de intenção de voto para as Eleições 2022 é a primeira realizada pelo INSTITUTO HD DATA, projeto oriundo da parceria entre o jornal Hoje em Dia e o Dataquest. O levantamento foi feito 100% de forma digital e exclusivamente com eleitores do Estado de Minas Gerais. A ideia, segundo Naves, é a realização de novos levantamentos pelo menos de dois em dois meses, permitindo dessa forma a construção de uma análise comparativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel José: o que eu fiz pela Educação na ALESP

Em 2019 tive a oportunidade de fazer muito pela educação: Participei da CPI das Universidades, da Comissão de Educação e Cultura também faço parte do Conselho Consultivo da USP. Além disso, protocolei o Projeto de Lei ICMS educacional. Daniel José | Deputado Estadual (NOVO-SP) 2020 será um ano de muitas mudanças positivas para a educação de São Paulo e sinto-me honrado em fazer parte disso. Vamos com tudo! Polo Azul (Masculina)

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta