Pular para o conteúdo principal

Rio das Ostras participa do Fórum Regional de Turismo

Realizado pelo Governo do Estado, evento reuniu municípios da Costa do Sol

Prefeitura de Rio das Ostras


Rio das Ostras participou nesta quarta-feira (29), do Fórum Regional de Turismo Fluminense, edição Costa do Sol, que aconteceu na orla da Praia Campista, em Macaé. O Município levou atrações culturais, artesanato para o espaço de exposições e participou da discussão sobre a importância dos eventos, com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira.

Aurora (2ª à esq) recebeu no espaço de Rio das Ostras o presidente da Turisrio, Sergio Ricardo, o secretário de Estado, Gustavo Tutuca, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e a deputada estadual, Adriana Balthazar | Foto: Divulgação

O Fórum Regional de Turismo Fluminense foi uma realização do Governo do Estado em conjunto com a Prefeitura de Macaé. Contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, do presidente da Turisrio, Sérgio Ricardo e do vice-presidente da Fecomércio, Julio Freitas. Bernardinho, ex-treinador de vôlei da seleção brasileira, ministrou a palestra “Talento, determinação e foco: novos tempos, novas oportunidades”.

Presente desde o início do evento e acompanhada do subsecretário de Turismo, Igor Pessanha, da assessora Carla Ennes e da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, a secretária Aurora Siqueira representou o prefeito Marcelino Borba na solenidade de abertura e assinou, junto com o secretário de Estado, o Termo de Cooperação Técnica para o Incentivo do Artesanato. A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, também participou do evento.

O Fórum Regional foi uma oportunidade para unir esforços e planejar o desenvolvimento do setor turístico, dentro do cenário de retomada das atividades.

MESA REDONDA 

Durante todo o dia aconteceram palestras, debates técnicos e mesas redondas para discutir os diversos aspectos da atividade turística.

A secretária Aurora participou da discussão “A importância do calendário de eventos para a promoção turística” junto com a presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputada Adriana Balthazar; Ivan Martinho, da WSL Latin América; Alexandre Verdade, produtor do Degusta Búzios e o produtor musical do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, Stenio Mattos.

Aurora Siqueira falou da importância do Festival para o Turismo e a Economia da Cidade e de como é fundamental ter um calendário de eventos atraente para incrementar a atividade turística. Aproveitou também para falar como será a próxima edição, que acontecerá de 12 a 15 de novembro próximo.

CULTURA PRESENTE 

Na área externa, em frente ao hotel onde foram realizados os debates, aconteceu uma programação paralela com música, artesanato e culinária dos municípios da Costa do Sol que montaram estandes para visitação do público.

A Cultura de Rio das Ostras marcou presença no espaço de exposições. No estande do Município, foi montada uma mini-exposição com peças de artesanato produzidas pelos artistas locais e que ficam permanentes no Ateliê Vera Luzente, nas dependências da Casa de Cultura Bento Costa Jr, além de materiais de decoração da própria Fundação produzidos pela Fundição – Artes e Ofícios.

Outra atração foi o desenhista Mauricio Gonçalves, mais conhecido como Sagui, que ficou fazendo caricaturas do público que visitava o estande.

Para a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis, a Cultura é importante porque também é um dos pontos que agrega valor ao Turismo. “Os turistas quando visitam as cidades, gostam de ver os pontos turísticos, apreciar a gastronomia do local, passear, mas também buscam o artesanato local como forma de recordação de sua viagem. Rio das Ostras está preparado para atender esses desejos e a Fundação de Cultura está pronta para apresentar a história da nossa terra. Essa parceria do Turismo com a Cultura é fundamental para a Cidade”, afirmou a presidente.

A diversidade cultural da região foi o foco das apresentações, que contou com o show do grupo Segundo Set, uma das atrações do Jazz e Blues de Rio das Ostras. Quissamã, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia também levaram um pouco da Cultura para a programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Maioria dos partidos se identifica como de centro

Vinte siglas se classificam como fora dos extremos no espectro político em meio a um cenário polarizado; apenas uma legenda, o PSL, se considera de direita Vinícius Passarelli e Paulo Beraldo | O Estado de S.Paulo Em meio a um cenário polarizado, mais da metade dos partidos políticos brasileiros se diz de centro, enquanto apenas um - o PSL, até pouco tempo atrás a legenda do presidente Jair Bolsonaro - se considera de direita e sete se colocam como de esquerda. É o que aponta levantamento feito pelo 'Estado' com os 33 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A reportagem questionou as siglas como elas se autodefinem em relação à orientação ideológica. “O PSL é um partido liberal, de direita”, informou a legenda. Partido hegemônico na esquerda do País há pelo menos 30 anos, o PT saiu de sua última convenção nacional, realizada em novembro, como uma agremiação “de esquerda democrática e libertária”. Já outros partidos deram respostas “curiosas” quand