Pular para o conteúdo principal

Minas atinge superávit de 43.310 empregos

O saldo de empregos formais permaneceu positivo no Estado em agosto, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Por Mara Bianchetti | Diário do Comércio

No oitavo mês de 2021 houve superávit de 43.310 vagas de trabalho em Minas Gerais, o melhor resultado desde fevereiro deste ano, quando foram criadas 50.805 vagas.


Ao todo foram contratados 196.801 profissionais e demitidos outros 153.491 no mês passado. Dessa maneira, Minas Gerais apresentou o segundo maior saldo do mês no País, ficando atrás apenas de São Paulo, cujo superávit chegou a 113.836. Entre os setores, o principal destaque de geração de emprego nas cidades mineiras foi o grupo de serviços.

Com o resultado, Minas apurou superávit de 261.586 postos de trabalho no acumulado deste exercício. Nos oito meses transcorridos foram 1,411 milhão de contratações e 1,150 milhão de desligamentos. O resultado manteve o Estado com o segundo melhor resultado do período no País.

O saldo de agosto foi superior ao registrado no mês imediatamente anterior, quando foram abertas 33.107 vagas. O valor também ficou acima do verificado em agosto do ano passado, quando houve a abertura de 27.417 empregos. Já no acumulado de oito meses de 2020 foi apurado déficit de 77.762 vagas.

Em âmbito nacional, a geração de 372.265 empregos formais em agosto também foi a melhor desde fevereiro deste ano, quando foram abertas 397.537 vagas formais. Em agosto do ano passado, foram criados 242.543 empregos com carteira assinada.

Para a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidade de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Amanda Siqueira Carvalho, os dados do Caged mostram um cenário otimista para Minas Gerais. “Foi o oitavo mês seguido de saldo líquido positivo de postos de trabalho.

Além disso, a geração de mais de 200 mil postos de trabalho no acumulado do ano reflete o crescimento econômico do estado, sobretudo nos setores de Serviços e Indústria, responsáveis pelos maiores saldos no período”, afirma.

Professor de economia do Ibmec-MG, Felipe Leroy concorda. Segundo ele, é chegado o momento de recuperação da economia, após as turbulências causadas pela crise imposta pela pandemia.

“Enfim, boas notícias. Estamos com um bom ritmo de vacinação, que é um elemento preponderante para a retomada da economia, e a tendência é a de que os números só melhorem daqui para frente. Setores até então prejudicados, aos poucos, vão sendo liberados e demandados também, como o de turismo e o de show business também“, destaca.

Já em relação à perenidade dos resultados superavitários, Leroy alerta que neste momento não é possível precisar, principalmente, pela instabilidade dos ciclos dos negócios no País, em função de políticas econômicas adotadas no passado e, também, por o próximo exercício contar com eleições.

Em termos de setores, o saldo de empregos do Estado, em agosto, foi puxado pelo grupo de serviços, com a geração de 21.942 postos de trabalho, a partir da admissão de 81.793 profissionais menos o desligamento de outros 59.851. Logo em seguida apareceu a indústria, responsável pelo saldo de 9.534 vagas, advindo da subtração de 34.795 admitidos e 25.261 dispensados.

O comércio contabilizou 7.844 empregos no oitavo mês deste exercício, a construção 4.750 e a agropecuária 760.

Já no acumulado do ano, os serviços puxaram o desempenho com saldo de 94.069, seguido pela indústria: 66.636, comércio 44.402, construção 40.518 e agropecuária 15.961.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist