Pular para o conteúdo principal

Em Almenara, governador Romeu Zema lança quarta fase do programa de combate à vulnerabilidade social

Dez municípios de baixo IDH-M da região serão contemplados pelo Percursos Gerais

Agência Minas

O governador Romeu Zema lançou nesta quinta-feira (9/9), em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, a quarta fase do Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia. O objetivo é promover geração de renda das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesta etapa, serão contemplados 10 municípios da região: Bandeira, Chapada do Norte, Comercinho, Felisburgo, Joaíma, Mata Verde, Monte Formoso, Palmópolis, Ponto dos Volantes e Santo Antônio do Jacinto.


Serão repassados R$ 114 mil para cada município. Os recursos são destinados a ações de assistência social, geração de renda, esporte e lazer, segurança alimentar e nutricional, habitação social, direitos humanos e política de prevenção e cuidado sobre drogas.

Durante sua fala, o governador lembrou que ainda faz parte da realidade do Brasil, e Minas está inserida nesse contexto, casas sem água, que são abastecidas por caminhões-pipa. “Temos algo pior: casas sem banheiro. Isso demonstra que temos um trabalho gigantesco para fazer, principalmente no social”, explicou.

“Completamos 32 meses de gestão ajustando as contas e arrumando a casa. Melhoramos todos os indicadores, sobretudo na educação, saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico. Fico muito satisfeito de estarmos aqui participando do lançamento desse programa que busca dar dignidade às pessoas”, disse Zema.

Vulnerabilidade

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Percursos Gerais atua através de articulações entre órgãos internos do Governo de Minas, parcerias estratégicas externas e recursos captados por meio de fundos de financiamento e emendas parlamentares com a finalidade de reduzir as múltiplas formas de vulnerabilidade social.

Ao falar sobre o programa, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, explicou que o governo se preocupa com os mais pobres. “Somos responsáveis pela trajetória dos mais vulneráveis. E gostaríamos e queremos, por isso que estamos aqui hoje, que essas pessoas façam uma trajetória para a sua autonomia”, afirmou.

“Sabemos que a maioria dessas famílias está na zona rural. Nosso objetivo é voltado para essas pessoas. Acreditamos na potencialidade do Vale. Dos 73 municípios que serão contemplados, 67 estão no Vale do Jequitinhonha. Acreditamos que todos os mineiros têm que ter oportunidade”, disse a secretária.

O programa é destinado aos 73 municípios de baixo IDH-M do estado. Atualmente, está em execução em 16 municípios da regional de Teófilo Otoni, e está sendo iniciado nos nove municípios da regional de Salinas e 10 de Diamantina. O programa ainda está na fase de implementação nos 12 municípios da regional Montes Claros, no Norte de Minas.

Capacitação

A partir da adesão ao programa, o município receberá também capacitação e apoio técnico para as equipes municipais da Assistência; auxílio na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social; kits de irrigação para agricultores familiares; mata-burros; fomento ao banco de sementes crioulas em comunidades tradicionais e instalação de poços artesianos e Sistemas Integrados de Abastecimento de Água.

Também serão oferecidas oficinas de capacitação e geração de renda voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade, qualificação de gestores municipais na Prevenção à Criminalidade com Foco em Violência contra a Mulher. Os municípios participantes também podem receber repasses financeiros para desenvolverem programas/projetos esportivos voltados para o público prioritário do Percursos Gerais, escolhidos por meio de edital.

A partir da assinatura do acordo de cooperação com os municípios, serão feitos diagnósticos locais e projetadas ações para atuar em cima desses diagnósticos. Em seguida, é feito o planejamento local e a próxima etapa é a implementação das ações, para futuro monitoramento e avaliação dos resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist