Agência Minas
O transporte aeromédico de pacientes de Minas Gerais cumpriu, nesta quarta-feira (4/8), mais uma importante missão de apoio interestadual ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desta vez, a aeronave Arcanjo 09 voou até o estado do Rio de Janeiro para ajudar no transporte de um bebê, de apenas seis meses de idade, que passará por um transplante de intestino, em Porto Alegre (RS).
CBMMG / Divulgação |
Por meio de parceria que envolve Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o transporte aeromédico do Estado tem atuado para garantir atendimento de saúde com agilidade e eficiência. A sinergia ocorre no contexto do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV/MG).
“O transporte de pacientes por aeronave é uma operação que possibilita acesso aos serviços de saúde. O SAAV-MG tem uma estrutura que consegue atender, casos excepcionais como esse, envolvendo o apoio a outros estados no transporte de pacientes”, explica o comandante do Batalhão de Operações Aéreas, major Fábio Dias.
Eficiência
O transporte aeromédico é a alternativa mais eficiente de atendimento para alguns casos graves de saúde, em que o paciente não tem condições de tratamento em sua cidade ou na região onde reside. Muitas vezes, o tratamento está a milhares de quilômetros e a única forma de garantir o atendimento necessário no menor tempo possível é por meio de aeronaves.
“Para o deslocamento, são analisadas várias questões que envolvem, por exemplo, emprego do recurso disponível, distâncias a serem percorridas, questões climáticas e de abastecimento, condição clínica e segurança do paciente e da equipe. A operação dessa aeronave no estado é extremamente gratificante porque é oferecido um serviço de excelência e que inúmeras vezes salva vidas”, avalia a major do CBMMG, Karla Lessa Leal.
Novas aeronaves
Arcanjo 09 é um dos aviões adquiridos recentemente pelo Governo de Minas Gerais para atendimento às demandas operacionais da SES-MG e do CBMMG. Com investimento de 7,5 milhões de dólares, os dois aviões Cessna, modelo Grand Caravan C208 EX, podem realizar transportes pré e inter-hospitalar de pacientes, transporte de órgãos e tecidos humanos para transplantes e distribuição de insumos de saúde, como vacinas.
O avião possui equipamentos médicos que o qualificam como uma UTI aérea. Além disso, a equipe de profissionais formada por médico, enfermeiro e bombeiro militar (piloto, co-piloto e operador aerotático) é preparada para realizar esses tipos de missões.
Na quinta-feira (29/7), a Arcanjo 09, em sua primeira missão, transportou parte das doses de vacinas contra covid-19 e influenza para Unidades Regionais de Saúde (URSs) do estado. O voo foi operado pelo CBMMG e, os imunizantes, distribuídos para Patos de Minas, Unaí e Teófilo Otoni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário