Pular para o conteúdo principal

Minas Láctea será realizada em formato virtual devido à Covid-19

Considerado um dos mais importantes eventos do setor laticinista, o Minas Láctea, em 2021, será totalmente on-line. Do dia 13 ao dia 15 de julho, serão realizados todos os eventos que compõem a versão presencial, que inclui desde cursos e palestras até feira de máquinas e equipamentos, exposição de lácteos, estandes virtuais, entre outros.

Por Michelle Valverde | Diário do Comércio

As expectativas em relação ao evento são positivas. Por ser on-line, é esperada a participação de um grande público. Além disso, o evento é considerado a vitrine do setor, reunindo estudos, inovação, tecnologia e os mais variados produtos para a cadeia láctea.


O Minas Láctea é realizado a cada dois anos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

De acordo com o coordenador de Negócios do Minas Láctea, Antônio Nunes, desde 2020 a organização do evento vem trabalhando para adaptar toda a estrutura ao sistema on-line, já que devido à pandemia de Covid-19 a realização do evento presencial ficou inviável.

“Planejamos e vamos fazer o Minas Láctea o mais próximo possível ao evento presencial. Mesmo on-line, teremos os vários eventos que somados formam o Minas Láctea”, disse.

Dentre os eventos realizados estão a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a Exposição de Produtos Lácteos (Expolac).

As duas exposições serão compostas por estandes virtuais para a apresentação de maquinários, tecnologias, ingredientes e produtos derivados do leite. Os estandes ficarão disponíveis até outubro. Somente na Expomaq são mais de 60 empresas expositoras. O acesso aos estandes da Expomaq e da Expolac é gratuito e estará disponível aos visitantes a partir do dia 13 de julho, às 8 horas.

O Minas Láctea também é composto por eventos que capacitam e discutem as pesquisas e demandas do setor. Um dos principais é o Congresso Nacional de Laticínios, que terá como tema “O setor de Lácteos na era 4.0: Desafios e perspectivas”. Para a capacitação é realizada a Semana do Laticinista, que será composta por nove cursos.

Inovação e tecnologia

Também integram a programação de inovação o Hub Conecta Leite, que vai reunir pesquisadores, startups e empresas para discutir soluções, inovações e projetos para o setor, e o Inovalácteos, programa de aceleração das startups que será promovido pelo Polo do Leite. Estes eventos são restritos a convidados.

Este ano, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos não será realizado, mas haverá o Fórum de Juízes, onde serão debatidas as propostas e critérios de avaliação a serem adotados nas próximas edições.

“O evento é muito completo e tem o objetivo de atender a todas as demandas de quem faz parte do setor laticinista. No Minas Láctea, contamos com a participação de pesquisadores, produtores, estudantes, empresas lácteas e de fornecedores dos mais diversos insumos”, afirmou.

Geração de negócios


Além da capacitação técnica e a troca de experiências, as expectativas também são positivas no que se refere aos negócios. Por contar com produtos inovadores, tecnologias, insumos e equipamentos para o setor, a Minas Láctea, quando realizada presencialmente, movimentava cerca de R$ 200 milhões em negócios a cada edição.

“Por ser a primeira edição virtual, não estimamos quanto poderão ser gerados em negócios, mas estamos com a expectativa muito positiva. Por ser um evento consolidado, que reúne importantes empresas fornecedoras e por, tradicionalmente, apresentar as inovações e produtos disponíveis para o setor, acreditamos que, mesmo on-line, os resultados serão muito bons. Além disso, por ser virtual, o alcance é muito maior, o que também é favorável”, disse Nunes.

Programação

34º Congresso Nacional de Laticínios

1º dia – 13 de julho – 18h às 21h
  • Inteligência artificial e a indústria láctea
  • Leite A2 e leite de outras espécies: impacto no processamento de produtos lácteos
  • Legislação: Indústria de Laticínios X Queijaria Artesanal
Expomaq – empresas do segmento laticinista do Brasil e do exterior apresentam novidades em maquinários, embalagens e insumos para a indústria de laticínios, prospectam negócios e concretizam vendas.

Expolac – considerado uma importante vitrine nacional para a apresentação de produtos derivados do leite, o espaço promove a interação entre as empresas fabricantes e os representantes comerciais interessados em novidades no setor lácteo.

Semana do Laticinista – a semana reúne os principais especialistas em pesquisa e tecnologias em leite e derivados para apresentarem uma agenda técnica de minicursos. A programação é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria do setor de leite e derivados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist