Pular para o conteúdo principal

App da Cemig expande serviços de alertas para a população de Minas Gerais

Ferramenta, que já reúne informações dos 42 reservatórios da companhia em Minas Gerais, terá também informações de outros setores

Agência Minas

Desenvolvido pela Cemig, o aplicativo Proximidade já informa a comunidade sobre variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) de suas áreas de concessão.

Cemig / Divulgação

Agora, a empresa anuncia parceria que vai expandir as aplicabilidades da ferramenta, que passa a se chamar PROX e vai abranger, também, as empresas de mineração, visando melhorias principalmente nos procedimentos de comunicação de risco. A nova proposta de aplicativo conta, também, com a parceria do Mining Hub. A proposta de expansão veio do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

O gerente de planejamento Energético da Cemig, Ivan Sérgio Carneiro, avalia que o compartilhamento da ferramenta com outros setores produtivos será de grande importância para a melhoria do uso das informações de segurança e prevenção de ocorrências envolvendo cheias e barragens.

“O aplicativo, que já é um importante canal de informação principalmente para as populações do entorno das usinas, que são influenciadas diretamente pela operação dos reservatórios, vai ganhar uma expansão. Dessa forma, se tornará essencial para os órgãos de segurança e sociedade em geral no tocante à gestão de risco”, afirma.

Com a mudança, continua o gerente, “agora outros públicos, ligados ao setor de mineração, poderão também usufruir das informações compartilhadas entre os setores e disponibilizadas no app”, completa Carneiro.

Parceria

Para o diretor-presidente do Ibram, Flávio Penido, a adesão do Instituto e das mineradoras associadas reforça a iniciativa, que passa a ser colaborativa e conjunta em prol da sociedade. Ele afirma que é uma questão de responsabilidade social do setor mineral oferecer às pessoas instrumentos ágeis e eficazes que possam promover a sensação de segurança.

“Com as informações de várias organizações, como as mineradoras, entidades como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil poderão mapear áreas de risco de forma mais aprofundada e abrangente. Além disso, o acesso a informações será mais confiável e rápido. O app também será mais um canal para a emissão de sinais de alerta”, diz o dirigente.

Novas funcionalidades, desenvolvidas a partir da parceria entre Cemig e Ibram, serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses, e vão agregar, entre outras novidades, informações e consultas sobre segurança no entorno das áreas de atuação das mineradoras, gestão de simulados, informações meteorológicas e um sistema integrado de alarmes.

O download pode ser feito gratuitamente nas lojas Google Play (sistema Android) e Apple App Store (dispositivos com o sistema iOS).

O app

O aplicativo PROX também tem um perfil específico para a Defesa Civil e mantém contato permanente com os coordenadores desses órgãos nos municípios.

Eles são avisados previamente, via “mensagens e alertas”, sobre todas as informações de status da operação do reservatório/barragem. Também por plataforma web, os órgãos de proteção e Defesa Civil têm acesso à visualização e impressão de mapas temáticos em diferentes escalas e tipos, tais como fotos de satélite, guias de ruas e mapas de terreno, que mostram a extensão das manchas de inundações para cenários de cheias e rupturas hipotéticas, além da possibilidade de envio de alertas prévios para celulares cadastrados nas áreas selecionadas.

“O aplicativo permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade por meio de cadastramento georreferenciado do aparelho móvel de cada cadastrado no app. Dessa forma, cada pessoa irá receber a informação precisa da sua região”, conclui Ivan Carneiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist