Pular para o conteúdo principal

Zema confirma que deseja reeleição, mas não descarta o Planalto

Governador disse que precisa de mais tempo para deixar seu trabalho completo em Minas e afirmou que cabe ao partido decidir o nome do candidato à Presidência

Matheus Muratori | O Estado de Minas

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) reafirmou nesta terça-feira (1º/6) que tem intenção de se candidatar à reeleição nas eleições gerais de 2022.

Apesar de ter a intenção de seguir no governo de Minas, Zema não descartou disputar a Presidência da República: 'Vai caber ao partido decidir o nome' | Gladyston Rodrigues/EM/DA Press

Empresário de carreira e em primeiro mandato como agente político, Zema foi eleito chefe do Executivo mineiro em 2018 e afirmou que vai precisar de “mais tempo” para deixar um “trabalho completo” no estado. Porém, não descarta ser o escolhido pelo Novo para disputar a Presidência da República.

“Eu pretendo ser candidato ao governo de Minas. Depois de dois anos e meio à frente do governo, eu já percebi claramente que, devido à velocidade do setor público, como algumas privatizações que nós já fizemos algumas, mas outras precisam ser feitas, subsidiárias da Cemig, eu vou precisar de mais tempo. As coisas no setor público são mais morosas, é muita burocracia, é muito questionamento. Então, eu quero deixar meu trabalho completo em Minas Gerais, eu quero deixar o estado bem estruturado, um estado muito melhor do que aquele que eu peguei. Já avançamos muito, mas temos muito o que avançar”, afirmou Zema, em entrevista ao Programa Pânico, da Rádio Jovem Pan.

Zema ainda não se coloca definitivamente como candidato ao governo de Minas em 2022. Junto de João Amoêdo, candidato à Presidência da República em 2018 pelo Novo, o mineiro é um dos cotados como nome da legenda para o Palácio do Planalto no ano que vem.

Zema afirma que o relacionamento com Amoêdo é bom, apesar de alguns desentendimentos a respeito de certos posicionamentos políticos.

“Meu relacionamento com o Amoêdo é muito bom. Respeito-o, estivemos juntos na campanha dele para presidente, minha para governador, e vai caber ao partido decidir o nome. Boa relação, o que já saiu de alguma coisa é mais intriga do que propriamente verdade”, disse o governador na mesma entrevista.

Na sequência, Zema disse que, caso dispute o posto de governador, irá apoiar o nome do Novo para a o Planalto, apesar de, segundo ele, admirar o atual presidente da República e provável nome à reeleição, Jair Bolsonaro (sem partido).

O governador também traçou diferenças sobre o último pleito, quando foi azarão e superou Antonio Anastasia (PSD), hoje senador e vencido em segundo turno, e Fernando Pimentel (PT), candidato à reeleição e derrotado ainda no primeiro.

“Minha provável reeleição vai ser uma situação muito diferente da minha eleição. Vamos ter coligações, porque na última eleição fiquei fora do radar até três dias antes da eleição. Fui fazendo trabalho no interior do estado, onde tenho penetração maior, e até três dias antes o meu nome estava descartado”, afirmou.

Um dos cotados como rival de Zema em 2022 para o governo de Minas é Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte e reeleito nas eleições municipais de 2020. O governador, que entrou em rota de colisão com Kalil especialmente a partir do ano passado por conta da gestão durante a pandemia, considera normal algumas discordâncias e não chegou a comentar uma possível disputa com o belo-horizontino.

“São 853 prefeitos, trato todos igualmente bem. Todos os 853 prefeitos, na última gestão, deixaram de receber R$ 7,2 bilhões. Estou devolvendo aquilo que era responsabilidade do último governo para todos. Meu relacionamento com os prefeitos é o melhor possível. Agora, eventualmente, vejo que há alguma agressão por parte de alguns prefeitos, que inclusive pode ser do prefeito de Belo Horizonte, mas considero isso normal no mundo político. Você não agrada a todos, estou lá para fazer o trabalho que está dando certo”, concluiu Zema, durante participação no Programa Pânico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist