O prefeito Marcelino Borba (PV) pediu apoio ao deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ) para tentar junto ao Ministério da Saúde a liberação de testes de Covid para o município. O governo federal possui no almoxarifado central, em Garulhos, aproximadamente 2,3 milhões de testes moleculares com vencimento para maio 2021, conforme documento do Ministério Público enviado à CPI da Covid.
Segundo Marcelino, a prefeitura realizou um pregão eletrônico para a compra de testes de Covid, mas a empresa vencedora tentou majorar os preços após a conclusão da licitação e acabou desabilitada e multada. “Se necessário, podemos ir buscar os testes, inclusive trazer também para o município vizinho de Casimiro de Abreu”, afirmou Marcelino, que estava acompanhado do prefeito de Casimiro, Ramon Gidalte (Cidadania).
O prefeito de Rio das Ostras conversou também sobre o projeto de instalação de um Centro de Hemodiálise para atender até 200 pacientes. As obras estão orçadas em cerca de R$ 3 milhões e a prefeitura já dispõe de um terreno de 15 mil metros quadrados. Hoje, os doentes renais fazem tratamento de hemodiálise em Itaboraí, que fica a mais de 100 km de distância de Rio das Ostras.
Ganime sugeriu uma reunião entre as prefeituras de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Cabo Frio para estudarem a viabilidade de criação de um consórcio de saúde, tanto para a instalação do Centro de Hemodiálise como também para a reabertura do Hospital.
Regional Gélio Alves Faria, que fica no distrito de Barra de São João. Esse hospital, que está fechado há cerca de oito anos, é importante para atender a demanda dos três municípios. Participaram o secretário de Gestão Pública, Mário Baião, e o assessor especial Hans Muylaert.
Em outra reunião, Ganime conversou com um grupo de filiados do NOVO, que está criando o Núcleo de Estudos de Rio das Ostras (NERO) com a proposta de elaborar projetos de interesse do município em diversas áreas. Luiz Maia, Adiles Carvalho Vieira, Mateus Saleiro e Fredjoger já começaram a fazer os primeiros contatos e a levantar as principais demandas como a situação dos transportes, as obras de saneamento, a duplicação da BR-101, entre outras.
Mais tarde, na terceira reunião, o deputado ouviu os representantes de cooperativas de transporte da cidade, que destacaram a necessidade de realização de um cadastro ou estudo de impacto das gratuidades no transporte público que, no município, é feito exclusivamente pelas vans. E falaram também dos gastos com pagamento de taxas de regulamentação para o carro, motoristas e até instalação de publicidade nos veículos. Participaram Vinícius Mesquita e Júlio Dalmaso, ambos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Cláudio Silva (Coopenseada). O representante da Cooperativa dos Bancários (Cooprona), Rafael Arantes, informou que as cooperativas de consumo pagam impostos como pessoa jurídica, enquanto outras cooperativas conseguem regras diferenciadas mais flexíveis.
No último encontro virtual do dia, Ganime conversou com a população. “Fiquei superfeliz em ver que os moradores estão fiscalizando os atos do Executivo e do Legislativo, ou seja, querem saber como está sendo gasto o dinheiro dos seus impostos. O cidadão tem um papel fundamental na fiscalização dos seus representantes”. O deputado conversou com Kátia Macillo e o Júnior, moradores de Rio das Ostras, que acompanham assiduamente o portal de transparência da prefeitura e cobram prestação de contas das autoridades. Em Rio Bonito, Tiago Fernandes defendeu a volta às aulas nas escolas públicas, que continuam fechadas no município, enquanto os colégios particulares já retomaram as atividades.
O projeto “Ganime na Estrada” já esteve em 26 municípios e até o fim do ano chegará às 92 cidades do estado. A decisão de adotar o modelo online foi tomada por conta do avanço da pandemia de Covid-19. “Temos tentado estar o mais próximo possível da população mesmo em tempos de pandemia. Com o agravamento da crise sanitária, decidimos adotar o modelo remoto para não deixar de ouvir os anseios da população. Mas, quando tudo isso passar, vamos retomar as visitas presenciais”, garantiu o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário