Agência Minas
Para viabilizar ainda mais qualidade nas ações do Regime de Estudo não Presencial, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está liberando mais recursos para as escolas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os valores poderão ser aplicados em intervenção pedagógica, reforço escolar, sábados letivos, escola acolhedora e em atividades complementares construídas pelos professores. Serão liberadas quatro parcelas ao longo do ano, totalizando R$ 107,6 milhões, além dos recursos já previstos anteriormente, até o final de 2021.
O valor se soma aos R$ 350 milhões de recursos já anunciados anteriormente, sendo R$ 90 milhões de adicional de manutenção para pequenos reparos nas unidades escolares, R$ 170 milhões a mais sobre o valor que normalmente é destinado pelo Governo de Minas para a alimentação escolar e mais R$ 90 milhões distribuídos para as unidades de ensino que serão reconhecidas com o Prêmio Escola Transformação pelo bom desempenho de gestão e aprendizado.
Regime de Estudo não Presencial
Com o isolamento social e a necessidade de suspensão das atividades escolares presenciais, em março do ano passado, em razão da pandemia da Covid-19, a SEE/MG desenvolveu, para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública estadual de ensino, o Regime de Estudo não Presencial. Os alunos da rede contam com três principais ferramentas para acesso aos conteúdos escolares: o Plano de Estudo Tutorado (PET), o programa Se Liga na Educação e o Aplicativo Conexão Escola 2.0, que tem a navegação para alunos e professores custeada pelo Governo de Minas.
O Regime de Estudo não Presencial de Minas Gerais vem sendo elogiado nacionalmente e está contando com grande participação dos estudantes da rede. Mais de 97% dos alunos da rede tiveram acesso aos PETs, principal instrumento e elemento estruturante das atividades remotas, por meio virtual ou impresso, entregues desta forma para aqueles estudantes que não têm acesso à internet.
O acompanhamento das atividades escolares é feito pelos gestores e equipe pedagógica das escolas, que estabelecem a melhor forma de envio e recebimento das atividades realizadas pelos estudantes. Cada unidade organiza seu processo de interação com os estudantes, mantendo o vínculo do aluno com a escola e sua rotina de estudos. A partir desse acompanhamento, as escolas desenvolvem diferentes ações direcionadas de busca ativa dos alunos que não estão participando ativamente das atividades remotas para garantir a permanência desses estudantes na escola.
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