Pular para o conteúdo principal

Do Rio para o Rio: partindo para a ação

A Cidade Maravilhosa não é famosa apenas pelas belezas naturais e por seu povo acolhedor, mas também por enfrentar sérios problemas, sobretudo de ordem social. Inspirado pelo aniversário do Município do Rio de Janeiro (01/03), organizei em março um seminário com especialistas para debater sobre o que é preciso fazer para garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos cariocas.

Paulo Ganime (NOVO-RJ) | Deputado Federal pelo Rio de Janeiro

Durante um dia inteiro, conversamos sobre diversos assuntos e traçamos caminhos e soluções viáveis. E como resultado do seminário “Do Rio para o Rio”, montamos um plano de ação para atuar nas áreas de educação, saúde, segurança pública, saneamento básico, oportunidades de emprego e renda e transporte.


Desde então, venho realizando, junto da minha equipe e de colegas de partido, reuniões frequentes com autoridades públicas e a sociedade civil, como desdobramento das ações propostas durante o seminário. Estamos discutindo cada pauta necessária para avançar em busca de um Rio de Janeiro com melhor qualidade de vida e de serviços prestados à população.

Uma dessas pautas se refere aos serviços de saneamento básico prestados pela CEDAE. Conseguimos, através dos nossos deputados estaduais Alexandre Freitas e Adriana Balthazar, garantir a realização do leilão de concessão da empresa, que havia sido suspenso pela Assembleia Legislativa do Rio. O cancelamento do leilão colocava em risco o futuro do saneamento em todo o estado. Os parlamentares ingressaram com um mandado de segurança junto à presidência do Tribunal de Justiça do Rio e conseguiram uma liminar.

Vale destacar também importantes reuniões realizadas este mês com algumas autoridades, entre elas o novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio de Janeiro, Rômulo Silva, e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, e de Educação, Renan Ferreirinha.

Com a PRF, o principal assunto foi o roubo de cargas, que impacta diretamente na economia do estado, uma vez que causa grandes prejuízos às empresas. Inclusive, destinei R$ 1 milhão de parte da emenda de bancada de 2020 para a instalação de uma unidade operacional em Japeri, que está em construção, e será estratégica para reforçar a segurança no Arco Metropolitano (BR-493), sobretudo no combate ao roubo de cargas. Conversamos também sobre o uso de ferramentas de inteligência e de integração com outras polícias e sistemas municipais no combate ao crime.

Estive com o amigo Chicão Bulhões conversando sobre o excelente trabalho que está fazendo à frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio. Apenas nesses cinco primeiros meses, Chicão conseguiu dobrar a arrecadação em regularização de obras através da desburocratização, digitalização e autorregulamentação dos processos de construção. O assunto principal girou em torno do zoneamento do Rio para novos negócios e das oportunidades que começam a surgir para novos investimentos, criadas a partir da aprovação de pautas legislativas, como é o caso da Lei do Gás e do Marco Legal das Startups. Fico muito feliz porque foram temas pelos quais trabalhei intensamente para aprovar no legislativo federal.

Na educação, conversamos com o secretário Renan Ferreirinha sobre a reabertura de 92% das escolas municipais, num total de 1410 unidades em funcionamento. Aproveitamos para conhecer a plataforma Rio Educa em Casa, uma plataforma de reforço ao aprendizado, em que a prefeitura paga somente pelos dados utilizados pelos alunos na plataforma de ensino. Ferreirinha falou sobre as parcerias que tem firmado para a criação de ilhas de conexão pela cidade e sobre a adoção de uma avaliação externa nos anos em que não for realizado o Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro), que é responsável por coletar informações sobre o desempenho escolar dos estudantes. O orçamento disponível para implantar essa avaliação é um grande desafio e estamos dispostos a ajudar buscando parcerias ou avaliando o projeto no nosso edital de emendas.

Tenho certeza de que avançamos em nosso plano de ação, mas ainda existem muitas propostas a serem analisadas, discutidas e melhoradas. Vamos aprimorando ao longo do processo, sempre em busca da melhor solução viável para a nossa cidade e o nosso estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist