Por Juliana Siqueira | Diário do Comércio
Os dados são do Termômetro de Vendas, uma pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis), e mostram, ainda, que na comparação entre dezembro e novembro, o segmento apresentou um incremento de 21,98%, impulsionado pelas demandas do Natal e do Ano Novo. Em relação a igual período de 2019, a expansão foi de 12,66%. O estudo da entidade é realizado com empresas de todos os portes e de todas as regiões de Minas Gerais.
As mudanças no consumo com a pandemia da Covid-19 alavancaram o desempenho dos supermercados | TÂNIA RÊGO / AGÊNCIA BRASIL |
De acordo com o presidente executivo da Amis, Antônio Claret, as mudanças ocasionadas pela pandemia da Covid-19 ajudaram a alavancar os resultados do setor. Uma dessas transformações, inclusive, tem a ver com o fato de as pessoas ficarem mais tempo no lar.
“Os consumidores estão fazendo mais refeições em casa, restaurantes ficaram fechados, as crianças não foram para a escola, o isolamento social, tudo isso contribuiu para o aumento das vendas”, diz ele, que também lembra a expansão do e-commerce como um fator importante nesse cenário.
Mais um ponto relevante apontado pela entidade como um dos que contribuíram para o avanço das vendas foi o auxílio emergencial, medida do governo para pessoas que têm baixa ou nenhuma renda.
Apesar dos avanços, Claret ressalta que o segmento supermercadista trabalhou com uma margem mais achatada. Dessa forma, o crescimento do volume de venda financeiro não se refletiu em resultado líquido.
O presidente executivo da Amis ressalta que o setor precisou fazer vários investimentos para o cumprimento das medidas de segurança diante de um cenário de pandemia. Além disso, houve também aumentos de preços de diversos produtos, o que ajuda a reduzir a margem.
Expectativas
Se o ano de 2020 foi de crescimento para os supermercados mineiros, o setor também está otimista para 2021, em relação às vendas, investimentos e geração de empregos.
Nesse cenário, as projeções da Amis dão conta de um crescimento de 4,20% neste ano e de investimentos de aproximadamente R$ 720 milhões, além da inauguração de 70 lojas. Também há perspectivas de que 7,3 mil empregos diretos sejam gerados.
A vacina contra a Covid-19 é um dos fatores apontados como importantes para o desenvolvimento maior dos números do segmento. “Isso trará mais segurança tanto para os consumidores quanto para os empresários”, afirma Claret.
O presidente executivo da Amis também destaca as boas expectativas em relação à aprovação das chamadas reformas estruturais, o que, segundo ele, trará mais confiança para o ambiente econômico e investimentos de forma mais acentuada.
Nesse cenário, as projeções da Amis dão conta de um crescimento de 4,20% neste ano e de investimentos de aproximadamente R$ 720 milhões, além da inauguração de 70 lojas. Também há perspectivas de que 7,3 mil empregos diretos sejam gerados.
A vacina contra a Covid-19 é um dos fatores apontados como importantes para o desenvolvimento maior dos números do segmento. “Isso trará mais segurança tanto para os consumidores quanto para os empresários”, afirma Claret.
O presidente executivo da Amis também destaca as boas expectativas em relação à aprovação das chamadas reformas estruturais, o que, segundo ele, trará mais confiança para o ambiente econômico e investimentos de forma mais acentuada.
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