Pular para o conteúdo principal

Epamig elabora retomada de atividades agropecuárias em Brumadinho e região

Primeiras ações em 2021 contemplam áreas de olericultura, floricultura, piscicultura e bovinocultura

Agência Minas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), definiu ações que serão realizadas ainda este ano para a retomada das atividades agropecuárias em Brumadinho e região. Na última semana, o grupo de pesquisadores e técnicos agrícolas contratados por meio de um termo de acordo entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Vale apresentou uma lista de projetos de intervenção nas áreas de olericultura, floricultura, piscicultura e bovinocultura.

Para definir os projetos que serão executados no curto prazo, a Epamig visitou os municípios mineiros afetados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Em seguida, após reuniões com instituições parceiras, a empresa pública levantou as necessidades de pesquisas e de transferências de tecnologias para recuperar o potencial competitivo da região de Brumadinho e oferecer novas fontes de renda para as famílias do Vale do Paraopeba.

De acordo com o diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, a execução das ações envolve parcerias com instituições privadas, associações de produtores, órgãos municipais e estaduais. Segundo ele, todos os projetos propostos são plenamente executáveis e os resultados esperados são promissores.

"A grande característica das ações que vamos realizar é a praticidade. São atividades que respondem às necessidades dos agricultores da região, de forma integrada e pensadas para o dia a dia das propriedades agrícolas. Os projetos vão envolver pesquisadores e técnicos recém-contratados, mas também pesquisadores efetivos da Epamig", destaca.

Segundo a chefe da Epamig Centro-Oeste, Juliana Simões, a atuação da empresa será pautada no diálogo e na troca de saberes entre pesquisadores e agricultores. O objetivo é fazer com que a população local volte a usar de maneira adequada os recursos naturais que serão recuperados.

“Uma das técnicas que vamos utilizar será a implantação de Unidades Demonstrativas nos municípios, sempre respeitando a diversidade dos agricultores e de suas propriedades, bem como as tradições locais de clima, solo e culturas”, observa Juliana Simões.

Olericultura e floricultura

Grande parte dos projetos para retomada das atividades agropecuárias em Brumadinho e região está concentrada nas áreas de olericultura e floricultura. No total, nove ações práticas vão estimular a produção sustentável de flores, hortaliças e plantas medicinais em municípios da Bacia do Rio Paraopeba. O cronograma prevê a finalização das atividades até dezembro de 2021.

Uma das ações consiste na produção de biofertilizantes por meio da vermicompostagem de resíduos orgânicos, restos de plantas e esterco bovino. O projeto busca capacitar agricultores para produção de biofertilizantes, sempre de acordo com os requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O produto poderá ser utilizado em cultivos e adubos.

Outras ações estão concentradas na elaboração de um plano estratégico para o manejo ecológico de pragas na produção de hortaliças, flores e plantas medicinais por agricultores familiares locais. Além disso, a Epamig e as empresas parceiras vão trabalhar cultivos consorciados de hortaliças, plantio de flores comestíveis e ornamentais, e incentivar produções hidropônicas na região.

De acordo com Juliana Simões, a realização de eventos como “Dias de Campo” e atividades culturais gastronômicas será uma forma de promover, socializar e fortalecer as conquistas proporcionadas pelas ações.

Piscicultura

A difusão da tecnologia de produção de peixes em Brumadinho e região está no plano de ações desenvolvido pela Epamig. O objetivo é integrar a criação de peixes ao cultivo de hortaliças em sistemas de otimização do uso da água.

O potencial de produção de peixes em municípios do Vale do Paraopeba foi afetado pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. A possibilidade de transição para sistemas integrados, além de contribuir com a retomada da atividade piscícola, colabora com o acesso e a comercialização de alimentos saudáveis, seguros e sustentáveis.

Pecuária bovina leiteira

A empresa mineira também vai conduzir um projeto de controle e monitoramento do desempenho técnico, econômico e ambiental de propriedades dedicadas à produção leiteira em sete municípios da bacia do rio Paraopeba.

Para realizar essas ações, será implantado o aplicativo Gercal, que auxilia no controle de custos da pecuária bovina leiteira em propriedades rurais. Além disso, a Epamig fará uso de metodologias já consolidadas no estado, como o Indicador de Sustentabilidade de Agroecossistemas (ISA) e o Índice de Atualização Tecnológica (IAT), para identificar pontos fortes e fracos, bem como gargalos tecnológicos e não tecnológicos dos diferentes sistemas de produção de leite na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist