Déborah Lima | Estado de Minas
A esperada vacina contra a COVID-19 já tem insumos para ser aplicada em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), mais de 19 milhões de seringas já chegaram ao almoxarifado da pasta. Essas unidades estão sendo preparadas para distribuição às regionais que enviam aos municípios os insumos para vacinação.
A quantidade garante insumo para 90% dos mineiros, já que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas tem uma população estimada de 21 milhões de pessoas.
“Essa é uma notícia pouco mais reconfortante. Minas adquiriu 50 milhões de seringas, tendo já recebido cerca de 19 milhões delas. Estamos iniciando, nesta semana, a logística para entrega das seringas através das gerências regionais para que sejam encaminhadas aos municípios”, informou o secretário-adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (5/1).
Essas ações fazem parte do Plano de Contingenciamento para Vacinação Contra a COVID-19 que foi lançado pelo governo de Minas em setembro do ano passado. Por meio deste plano, a Secretaria já previu as etapas de pré-campanha, campanha de vacinação, logística de distribuição de insumos para regionais de saúde e municípios.
As 50 milhões de seringas agulhadas foram adquiridas por meio de processo licitatório não emergencial. Deste total, 19.079.800 milhões de seringas agulhadas já começaram a ser distribuídas às Unidades Regionais de Saúde do estado. O restante do quantitativo tem previsão de chegar até meados de março.
Segundo a SES-MG, nesta compra das 50 milhões de unidades foram investidos R$ 35,15 milhões. O quantitativo de vacinas adquiridas é suficiente para toda população mineira mesmo que sejam necessárias duas doses para o imunizante que ainda deve ser aprovado pela Anvisa.
A Secretaria também investiu R$ 4 milhões em 617 câmaras refrigeradas para envio aos municípios para acondicionamentos de doses de imunizantes. Estes itens também já começaram a ser enviados aos municípios.
Pelo menos 256 câmaras de 200 litros foram entregues e outras 100 câmaras de 300 e 400 litros também já enviadas aos municípios. A pasta também afirma que refletores potentes foram instalados para aumentar a segurança da Rede de Frio estadual.
Outras ações em execução pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG):
- Aquisição de 60 mil coletores para material perfurocortante,
- Aquisição de 15 mil termômetros,
- Aquisição de 1.500 unidades de pallets
- Ampliação da Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação (CTA) para a imunização de pessoas com condições clínicas especiais e monitoramento de possíveis reações adversas causadas pela vacina de COVID-19.
Insumos no Brasil
O Brasil enfrenta um fracasso na tentativa de compra de seringas e agulhas para as campanhas de vacinação. Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde fez uma requisição de estoques excedentes destes produtos na indústria nacional. A expectativa é garantir a entrega de 30 milhões de unidades em janeiro.
O ministério só conseguiu lances válidos para 7,9 milhões das 331 milhões de seringas e agulhas procuradas por meio de pregão eletrônico, no último dia 29, como revelou o Estadão. A pasta afirma que, além da requisição emergencial, vai abrir novo edital de compra destes produtos.
Além da requisição dos estoques, o governo federal restringiu a exportação dos produtos e deve retirar impostos para a importação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário