Por Mara Bianchetti | Diário do Comércio
As informações são da Head de Marketing do grupo, Eliana Cassandre. Conforme ela, tamanha é a importância do mercado cervejeiro de Minas Gerais que o Estado hoje representa 16% do consumo do setor, ficando atrás apenas de São Paulo (24%). Por isso é tão importante alavancar as operações em Uberaba.
Crédito: André Santos |
“Minas é muito importante e, justamente por isso, a primeira ampliação, decidida ainda no processo de implantação da fábrica, deu tão certo. O mercado já demandava mais cerveja e a unidade já nasceu ampliada. Agora, decidimos por mais uma ampliação e uma estruturação da cadeia no entorno, fortalecendo a distribuição”, comentou a executiva.
De maneira detalhada, será criada uma quinta linha de produção que vai aumentar a capacidade instalada da planta de 8,5 milhões de hectolitros/ano para 11,4 milhões de hectolitros/ano. Todos os projetos para expansão da empresa já foram protocolados junto à Secretaria Municipal de Planejamento de Uberaba e o alvará para a construção está próximo de ser expedido.
“Hoje temos em operação, em Uberaba, duas linhas de latas e um linha de garrafas. Em janeiro, teremos a segunda linha de garrafas. A partir daí, iniciaremos o processo de desenvolvimento de uma terceira linha de latas. Para se ter uma ideia, uma única linha de latas tem capacidade de 120 mil unidades por hora, já a de garrafa, 62 mil por hora”, explicou. A quinta linha está prevista para começar a funcionar em setembro de 2021.
Em termos de produtos, embora a fábrica produza apenas as marcas Itaipava, Crystal, Lokal, Cacildis e Petra, a unidade tem condições operacionais de fabricar todas as demais marcas de cerveja do grupo, como Black Princess, Weltenburger, Brassaria Ampolis (Biritis, Ditriguis e Forévis). A adição de qualquer destas no portfólio, porém, de acordo com Eliana Cassandre, depende da demanda de mercado.
Vale destacar que a ampliação vai gerar 30 empregos diretos na fábrica e diversos outros indiretos, a partir da possibilidade de inaugurações de revendas e centros de distribuição na região. Atualmente, o Grupo Petrópolis é responsável por 3.700 empregos diretos e indiretos em Minas Gerais. Além disso, os aportes vão adicionar 9,4 mil metros quadrados no terreno da fábrica, que hoje funciona em uma área de mais de 108 mil metros quadrados.
Localização estratégica
Da fábrica mineira saem produtos não apenas para o próprio Estado, mas para parte de São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Daí a importância dos investimentos adicionais em logística. “Minas Gerais tem características logísticas que nos permitem levar os produtos para outros estados, e queremos aprimorá-las no que for possível, por meio de aportes em frota e treinamentos”, disse. Os R$ 95 milhões serão aplicados ainda em marketing e novos negócios.
Por fim, a Head de Marketing ressaltou que, com o aumento do consumo de cerveja e outras bebidas pelo brasileiro na pandemia, o grupo tem investido fortemente no lançamento de outros produtos e trabalhado as marcas regionalmente, de maneira a aproveitar os potenciais de compra de cada região.
“No último mês, lançamos a Black Princess Braza Hops, primeira cerveja produzida com lúpulo brasileiro plantado na fazenda do Centro Cervejeiro da Serra, em Teresópolis. Com produção sazonal, o rótulo teve envase limitado de 2 mil unidades de long necks, com venda exclusiva no e-commerce Bom de Beer. Outra novidade foi TNT Sports Drink, o primeiro isotônico da TNT Energy Drink, marca de energéticos do grupo”, finalizou.
Por fim, a Head de Marketing ressaltou que, com o aumento do consumo de cerveja e outras bebidas pelo brasileiro na pandemia, o grupo tem investido fortemente no lançamento de outros produtos e trabalhado as marcas regionalmente, de maneira a aproveitar os potenciais de compra de cada região.
“No último mês, lançamos a Black Princess Braza Hops, primeira cerveja produzida com lúpulo brasileiro plantado na fazenda do Centro Cervejeiro da Serra, em Teresópolis. Com produção sazonal, o rótulo teve envase limitado de 2 mil unidades de long necks, com venda exclusiva no e-commerce Bom de Beer. Outra novidade foi TNT Sports Drink, o primeiro isotônico da TNT Energy Drink, marca de energéticos do grupo”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário