Saulo Evangelista 30.333 | NOVO Petrópolis
O centro conta com 56 câmeras, as quais auxiliam muito o trabalho da Guarda Municipal, da Polícia Militar e Civil nas investigações de crimes na cidade.
Sabemos que o custo dessa tecnologia é muito alto e por isso é importante a parceria com a sociedade civil para que o programa se mantenha com uma possível mudança de Prefeito após a atual eleição e, consiga ainda, ser ampliado nos próximos anos.
A ampliação do sistema de câmeras da cidade em parceria com a sociedade civil já foi mencionada como um possível segundo passo, mas sabemos como esses projetos são deixados de lado com a troca de Prefeitos.
A ideia é integrar as 56 câmeras de monitoramento de Petrópolis com as imagens fornecidas por particulares que queiram participar do programa, sendo um parceiro voluntário da segurança de nossa cidade.
As câmeras direcionadas para as vias públicas colocadas em casas, comércios e condomínios, por exemplo, ajudariam na prevenção, comprovação de crimes e orientação de operações da Guarda Municipal em situações de crise.
Essa integração facilitará e agilizará o trabalho dos profissionais além de aumentar a segurança em Petrópolis.
A gestão de videomonitoramento precisa ser discutida para definição dessa responsabilidade, uma vez que é necessário ter cuidado com essas imagens para resguardar a privacidade do cidadão.
O aumento desse monitoramento requer um aumento do efetivo dos profissionais da segurança, por isso, precisamos com urgência de novo concurso para Guarda Municipal de Petrópolis.
Não basta ter apenas a tecnologia, precisamos também de pessoas para operar o sistema e executar as demandas que serão provenientes desse aumento da monitoração.
Como VEREADOR cobrarei da Prefeitura a ampliação do sistema de monitoramento com a proposta acima.
Além de buscar parcerias para as questões relacionadas à segurança pública da cidade que não necessariamente precisem de verba e sim de diálogo com a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário