Indústria mineira mantém nível elevado de confiança - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Indústria mineira mantém nível elevado de confiança

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (Icei-MG) marcou 63,9 pontos em novembro e alcançou o mesmo patamar de fevereiro, período pré-pandemia da Covid-19. Os dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) revelam também que é o quarto mês consecutivo em que os empresários mineiros se mostram confiantes.

Por Juliana Siqueira | Diário do Comércio

O número registrado neste mês representa um avanço de 2 pontos em relação a outubro (61,9 pontos) e de 1,3 ponto na comparação com novembro do ano passado (62,6 pontos). Além disso, o indicador está 12 pontos acima da média histórica, que é de 51,9 pontos.

O componente de condições atuais para os empresários industriais de MG apresentou alta de 3 pontos em novembro na comparação com outubro | Crédito: José Paulo Lacerda

De acordo com a gerente de economia da Fiemg, Daniela Brito, os empresários observam que “o pior da crise ficou para trás”. Ela lembra que o segundo trimestre foi muito crítico, devido à paralisação das atividades de várias empresas, mas que aos poucos foi ocorrendo a normalização.

Além disso, segundo ela, como muitas empresas aderiram a programas governamentais, como o de manutenção de emprego, e uma parcela da população recebeu o auxílio emergencial, a demanda se manteve, o que fez com que a retomada da atividade industrial fosse mais rápida do que o esperado.

O Icei-MG é resultado da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que vão de zero a 100 pontos.

Nesse cenário, o componente de condições atuais apresentou um aumento de 3 pontos em novembro (60 pontos) em relação a outubro (57 pontos). Isso mostra que os empresários têm percebido melhora tanto da economia mineira e brasileira quanto das suas próprias empresas.

Já quando se compara com o mês de novembro do ano passado (56,3 pontos), o incremento no componente de condições atuais foi de 3,7 pontos. O resultado do décimo primeiro mês deste ano, aliás, é o mais alto para o mês na série histórica mensal, que teve início no ano de 2010.

Expectativas 

O componente de expectativas, por sua vez, registrou crescimento pela sétima vez seguida. Em novembro, alcançou 65,9 pontos, alta de 1,5 ponto na comparação com outubro (64,4 pontos) e de 0,2 ponto frente ao mesmo período do ano passado (65,7 pontos). Isso revela que os empresários estão otimistas em relação às economias de Minas Gerais, do Brasil e de suas empresas nos próximos seis meses.

Conforme Daniela Brito, apesar de os empresários estarem confiantes, isso não quer dizer, contudo, que eles não estejam cautelosos. “Os empresários estão confiantes, mas ao mesmo tempo também estão cautelosos”, pondera a especialista.

Apesar de os índices de confiança estarem em ascensão, destaca a gerente de economia da Fiemg, eles já estão se acomodando. Isso porque, explica ela, existe toda uma preocupação por parte dos empresários sobre como ficará o cenário com o fim dos programas governamentais de auxílio para o período da pandemia da Covid-19. Além disso, também há preocupação acerca do mercado de trabalho e como ele deverá se portar em um futuro breve.

“Os números ainda deverão ficar em um patamar elevado. Entretanto, já se percebe uma desaceleração”, ressalta Daniela Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here