Pular para o conteúdo principal

Escola estadual de Minas usa criatividade em ensino remoto

Em Caeté, alunos são estimulados a realizar projetos que complementam o Plano de Estudo Tutorado (PET)

Agência Minas

O uso da criatividade, para envolver e estimular a participação dos estudantes nas atividades do ensino remoto, tem chamado a atenção em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Alunos fazem releitura de quadros famosos | Arquivo/ E. E. Paulo Pinheiro da Silva

Lá, professores da Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva promovem a continuidade do processo de ensino e aprendizagem e fortalecem o vínculo do aluno com a unidade escolar por meio de projetos inspirados na arte e em outras áreas de conhecimento.

Um deles é o “Qual fotografia você seria?”. Na iniciativa, desenvolvida pelas professoras de história Laís Maine Santos e Tatiane da Silva Pereira, os alunos pesquisaram obras de arte e fizeram releituras e/ou reproduções fotográficas daquelas com as quais mais se identificaram.

“Levamos em consideração o contexto de pandemia para desenvolver uma atividade que proporcionasse resultado efetivo, mas que fosse um processo mais livre. Pedimos que representassem algo com o que se identificavam, a fim de mostrar que é possível aprender se divertindo, utilizando a criatividade e materiais que todos têm em casa”, explica a professora Tatiane.

Interatividade

Outra atividade prática desenvolvida pela escola ocorreu nas aulas de ciências e biologia. Em casa, os alunos catalogaram a flora e fauna que existem no lugar onde vivem. “A atividade teve início antes da pandemia, mas, no isolamento social, demos continuidade, só que de forma não presencial. Pedi que os estudantes observassem as plantas mais comuns e insetos nas proximidades de casa e que também conversassem com os pais e responsáveis sobre plantas medicinais. O retorno foi bem positivo”, destaca a professora Caetana Cássia Oliveira Mendes.

A escola também convidou moradores do município para gravar vídeos em que explicam como funcionam alguns instrumentos musicais que são utilizados em uma festa típica da cidade. “A comunidade sempre está presente nas atividades da escola e nossa unidade de ensino está de portas abertas para receber essa interação também nas atividades remotas, diz o diretor da escola, Júlio César Gomes.

Ainda segundo o gestor, todos os professores da escola desenvolvem atividades e projetos lúdicos com objetivo de despertar a atenção e o entusiasmo dos alunos. “Queremos que nossos estudantes se mantenham ligados à escola e, para isso, entendemos que é necessário que façamos atividades interessantes. São trabalhos agradáveis e feitos junto com a família”, destaca.

Camiseta Laranja Neon NOVO, Infantil

Camiseta Neon Infantil (Unissex)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist