Pular para o conteúdo principal

Descoberta das primeiras leituras desperta interesse durante ensino remoto

Estudantes mineiros revelam experiências de aprendizagem neste Dia Mundial da Alfabetização

Agência Minas

Luís Otávio Ramos é uma criança que sempre gostou de jogar bola e de andar de bicicleta. Este ano, além das brincadeiras, o aluno do 1º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares, no município de Arinos, no Noroeste do estado, também está empolgado em fazer os exercícios do Plano de Estudo Tutorado (PET). “A professora envia as atividades e tenho gostado muito de fazer”, conta.

Aos poucos, mesmo com as dificuldades no ensino remoto, Luís Otávio já está lendo | Arquivo Pessoal / Luís Otávio Ramos

O gosto do estudante pelos estudos vem rendendo bons resultados. Aos poucos, mesmo com as dificuldades no ensino remoto, que precisou de ser implementado devido à pandemia, Luís Otávio já está lendo e, neste 8 de setembro, data em que é comemorado o “Dia Mundial da Alfabetização”, relata como está sendo a experiência. “Vou juntando as letrinhas e aí já forma a palavrinha. É muito bom ler”, revela.

O desenvolvimento de Luís Otávio também empolga e emociona a mãe, Flávia Francini Ramos. “Sou professora da rede municipal e acho muito comovente quando um aluno está aprendendo a ler. Ver um filho aprendendo é um sentimento inexplicável”, afirma.

Flávia auxilia o filho nas atividades, mas atribui o aprendizado dele à dedicação da professora e da escola. “A escola está muito presente nesse momento. A professora me ajuda muito, está sempre entrando em contato para saber se preciso de algum suporte e se preocupa se o Luís Otávio está aprendendo. Mesmo com a distância, ela está presente”, destaca.

Participação da família

A diretora da escola, Maria Aparecida Aguiar Rezende, explica que vem conseguindo alcançar os objetivos da unidade de ensino e que está feliz com os resultados atingidos. “Sabemos que não é a mesma coisa do ensino presencial, mas estamos buscando proporcionar aprendizado aos alunos e também manter o vínculo com as famílias”, destaca.

E é essa proximidade, cada vez maior com as famílias dos estudantes, que Jane Aparecida Ribeiro, diretora da Escola Estadual Padre Deolindo Coelho, em Coronel Fabriciano, na região do Rio Doce, acredita ter contribuído para o aprendizado dos seus alunos. “Antes da pandemia, a participação das famílias não era integral. Com o ensino remoto, isso mudou. Eles estão mais envolvidos e ativos e não medem esforços para que os filhos aprendam”, ressalta a gestora.

Durante o ensino remoto, a escola tem produzido vídeos para os alunos com contação de histórias, jogos, entre outros. “Os professores trabalham coletivamente, estão sempre trocando informações para desenvolver um bom trabalho”, diz Jane.

Danielly Ketlly faz as atividades do PET com a ajuda da mãe - Arquivo Pessoal

Os resultados podem ser percebidos no desenvolvimento da aluna do 1º ano do ensino fundamental, Danielly Ketlly Rodrigues. Com a ajuda da mãe, Juliana Rodrigues, a estudante se destaca na realização das atividades promovidas pela escola.

“Fazemos o PET e as atividades e encaminhamos para a professora, que está sempre em contato comigo e com minha filha. A Danielly já consegue juntar as letrinhas e está se desenvolvendo. Ela já sabe os números e consegue escrever o nome todo e certinho”, conta a mãe.

Ver as conquistas da filha no processo de aprendizagem é uma vitória para Juliana. “No início, eu achei que não ia conseguir e pedi ajuda para a professora. Ela me acalmou e deu todo apoio. Sempre que preciso, recorro a ela. É maravilhoso ver minha filha começando a ler e acompanhar tudo que ela já aprendeu”, destaca.

Caderno

Caderno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist