Por Mara Bianchetti | Diário do Comércio
Ipatinga - O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo), em Ipatinga, poucos instantes do evento que marcou a retomada das operações do alto-forno 1 da planta industrial da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas).
Fruto de parceria estabelecida entre o governo de Minas e o governo federal, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), no valor de R$ 12,5 milhões, como intervenções incluem a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, da área de taxiamento, do pátio de aeronaves, além da execução de uma nova sinalização horizontal das áreas mencionadas.
Todas as fases da obra serão fiscalizadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A previsão inicial era de que as obras durassem cerca de oito meses. Agora, o Executivo estadual diz que a expectativa é que são entregues em dezembro de 2020.
Informações de bastidores dão conta que haveria um evento para que Zema assinasse a ordem de serviço das intervenções. Porém, uma agenda envolvendo uma comitiva presidencial na siderúrgica em Ipatinga alterou os planos.
No início do ano passado, o terminal chegou a ficar interditado por dois meses, enquanto recebia obras emergenciais para reparar as péssimas condições da pista. Em abril, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou as operações após a conclusão do reparo realizado pelo governo de Minas. Como intervenções, porém, venceram em setembro aquele exercício.
Antes, em fevereiro, a Azul Linhas Aéreas havia anunciado que iria interromper suas atividades no terminal devido a problemas na pista. Em 19 de fevereiro, o aeródromo foi interditado pela Anac, que informou, na época, não ter como garantir se a estrutura oferecia segurança para receber voos.
Neste ano, a companhia suspendeu os voos no aeroporto, em virtude da pandemia de Covid-19, em março. No início de junho, o aeródromo foi oficialmente fechado para a realização da obra definitiva. A licitação foi publicada no dia 15 daquele mês e a assinatura com a empresa vencedora (LCM Construção e Comércio S/A) ocorreu no último dia 14 de agosto.
Infraero
Além da ordem de início das obras, o governador assinou também contrato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para administração, operação, gerenciamento e manutenção do aeroporto nos próximos 12 meses.
O contrato com o Socicam, que até então administrava o equipamento, foi encerrado no último dia 23. Com esse novo contrato, o aeroporto permanece sob controle do Estado e com operação aos cuidados da Infraero, que será um prestador de serviços.
O contrato com o Socicam, que até então administrava o equipamento, foi encerrado no último dia 23. Com esse novo contrato, o aeroporto permanece sob controle do Estado e com operação aos cuidados da Infraero, que será um prestador de serviços.
Camisa Social (Masculina) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário