Pular para o conteúdo principal

Estado de Minas libera mais de R$ 2 milhões a projetos de inovação contra pandemia

Propostas foram mapeadas quanto à relevância e viabilidade; das 71 inscritas, sete foram selecionadas

Agência Minas

O Governo de Minas destinou, nesta semana, exatos R$ 2.036.740,80 para financiar projetos com soluções para o enfrentamento à covid-19. A iniciativa é resultado do mapeamento de soluções de ICTs e empresas mineiras para auxílio no combate à pandemia, lançado em março deste ano pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig).


Dos 71 projetos inscritos, sete foram selecionados para receber o apoio financeiro. As propostas, submetidas por formulário, foram avaliadas em caráter preliminar quanto à relevância e viabilidade financeira diante do contexto da crise, considerando as visões das Secretarias de Saúde (SES-MG) e de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Seleção

As avaliações da primeira fase foram feitas por um comitê composto por representantes da Sede, Fapemig, SES-MG, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e Fundação Ezequiel Dias (Funed), que classificou 17 projetos como prioritários. Os selecionados foram avaliados nos aspectos de inovação e pertinência científica, para instrução do processo e repasse financeiro à empresa ou ICT. Restaram os sete finalistas para receber o apoio financeiro. Os outros dez selecionados receberão apoio da Sede e Fapemig para articulação.

O projeto mais bem avaliado foi Ultrassonografia ultraportátil à beira do leito com suporte de telemedicina para triagem de pacientes com covid-19. O estudo em andamento realiza exames baseados no ultrassom (como o ultrassom pulmonar e, principalmente, o ecocardiograma), para diagnóstico de condições cardíacas e não cardíacas a distância.

“Especificamente para pacientes covid-19, propomos desenvolver uma plataforma para que os profissionais do estudo (médicos e não médicos) ou mesmo profissionais dos hospitais e unidades realizem a aquisição de imagens de ultrassom e eco com aparelhos ultraportáteis, à beira do leito, e façam upload destas imagens, para interpretação a distância por especialistas, por telemedicina”, detalha Bruno Ramos Nascimento, cardiologista, professor-adjunto da Faculdade de Medicina da UFMG e diretor do projeto Provar+, de rastreamento ecocardiográfico.

De acordo com o profissional, o aparelho é o GE VSCAN, do tamanho de smartphone grande, e de fácil operação. Existe um sistema de upload por meio da internet e o diagnóstico pode ser feito de qualquer computador. “É uma plataforma similar à já utilizada para exames de ecocardiograma realizados pelo projeto em escolas e na atenção primária, adaptado para a realidade da covid-19 para prover uma forma rápida e com menor risco de contaminação para diagnóstico de acometimento pulmonar e cardíaco pela doença”, explica.

Extensão do projeto

O apoio financeiro que o governo acaba de liberar será destinado à aquisição de equipamentos adicionais para extensão do projeto e auxílio a mais unidades e pacientes, além de desenvolvimento de um curso para profissionais de Saúde, aquisição de protocolos de imagem à beira do leito para que eles mesmos façam as aquisições.

Bruno Ramos afirma que o financiamento permitirá a continuação do desenvolvimento de um sistema computacional que visa ao diagnóstico automatizado de alterações nos exames de eco e ultrassom, a fim de que, no futuro, tenha-se um aplicativo pronto para os dispositivos, com sinalização em tempo real de alterações, de forma a alertar os profissionais de Saúde.

Segundo a diretoria de Fomento à Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Sede, Marina Brandão Dutra, “a expectativa é que as iniciativas tragam avanços relevantes e contribuam para o aprimoramento das ferramentas de monitoramento, diagnóstico e tratamento da covid-19".

Portal Simi

Além do mapeamento, as instituições inscritas foram adicionadas ao portal do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), espaço em que estão compiladas as principais informações sobre o ecossistema de inovação mineiro, com apresentação de temas como empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação.

No atual contexto, o portal também está com uma área especial. A aba "Covid-19" oferece acesso a notícias relevantes para o ecossistema de inovação mineiro dentro da temática do coronavírus. Destaque, ainda, para a disponibilização de todos os editais e oportunidades abertos para enfrentamento à pandemia.

Outro destaque é a possibilidade de startups se cadastrarem com soluções que podem minimizar a propagação do vírus ou minimizar os efeitos nesse cenário. São exemplos propostas relacionadas ao isolamento social (entrega/delivery, por exemplo), educação a distância (EAD), saúde remota, teletrabalho, cidades inteligentes (smart cities), dentre outras. Soluções associadas ao combate à propagação do coronavírus completam a lista, como serviços relacionados a imunização, minimização de sintomas e eficiência em testes rápidos.

Camiseta de Algodão

Camiseta de Algodão (Unissex)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel José: o que eu fiz pela Educação na ALESP

Em 2019 tive a oportunidade de fazer muito pela educação: Participei da CPI das Universidades, da Comissão de Educação e Cultura também faço parte do Conselho Consultivo da USP. Além disso, protocolei o Projeto de Lei ICMS educacional. Daniel José | Deputado Estadual (NOVO-SP) 2020 será um ano de muitas mudanças positivas para a educação de São Paulo e sinto-me honrado em fazer parte disso. Vamos com tudo! Polo Azul (Masculina)

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta