Como o Flamengo quebrou o monopólio da Globo no futebol - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Como o Flamengo quebrou o monopólio da Globo no futebol

Muito comentado nesta última quarta-feira, o jogo do Flamengo contra o Boavista não foi um simples jogo e eu não estou falando do resultado do jogo, mas sim de todos os resultados econômicos para o Flamengo e que pode ter resultado em vários outros clubes brasileiros.

Felipe Fontes | Rio de Janeiro

Estou falando da medida provisória que pode revolucionar o futebol brasileiro.


Se você é torcedor como eu, sabe como é difícil para o cidadão ficar pagando tv a cabo ou pior ainda, um pacote a parte na tv a cabo por causa do monopólio da rede Globo na exibição dos jogos, pois isso acabou segundo determina essa medida provisória que vou explicar mais a frente chamada de MP do futebol, que dá mais liberdade aos clubes e isso que chamamos de livre mercado e livre iniciativa, quando uma empresa, ou qualquer organização não fica dependente do estado e outra organização para fazer seu trabalho.

Mas afinal o que é essa medida provisória, a MP do futebol?

A Medida provisória do futebol foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e precisa de aprovação em até dois meses da câmara dos deputados para valer como lei, mas por ser medida provisória, ela está valendo desde a assinatura.

Basicamente ela prevê que o time que é dono do estádio que está sendo o jogo (ou time mandante no caso do estádio não ser de nenhum dos times), tem o direito de escolher e negociar com que vai transmitir seu jogo.

Isso significa que não só a Globo vai ter direito de passar os jogos às quartas e domingos e nos horários que ela determina, Inclusive, até o horário pode ser negociado segundo a MP e não simplesmente determinado pela CBF ou pela Globo.

Além dos times poderem negociar direitos de transmissão com qualquer emissora de televisão (da tv a cabo ou as comuns por sinal), eles também podem transmitir seus jogos pelo Youtube ou por qualquer outra plataforma, no fim não importa, o time vai escolher por onde quer transmitir.

Isso dá mais liberdade para o torcedor não precisar ficar pagando tv paga e o time vai conseguir mais renda como veremos no próximo tópico.

Mais do que mais renda, o time conseguirá muito mais público que o que assiste naturalmente pela TV.

Há anos o torcedor brasileiro espera o fim do monopólio da Globo, inclusive uns anos atrás a rede Record de televisão ofereceu um valor maior que o da Globo para a CBF para transmitir o campeonato brasileiro, mas ironicamente a CBF a aceitou a proposta da Globo (vai saber o porquê…) e a Globo há anos detém o monopólio não só do brasileiro, mas dos estaduais, brasileiro, mundial, copa do mundo e qualquer outra competição importante do esporte mais amado do país.

Para as pessoas que tem tv a cabo a situação mudou um pouco quando a Turner (dona do esporte interativo, da TNT, da CNN e outras emissoras), no ano de 2018 passou a exibir jogos do campeonato brasileiro de alguns times, mas convenhamos que ainda era muito pouco.

Agora se essa mp passar pelo congresso, será lei que os times não precisem mais da emissora monopolista para exibir seus jogos.

Mas será que é realmente rentável transmitir pelo Youtube e não por outra plataforma? 
Vamos ver…

Os resultados financeiros e de público virtual do jogo do Flamengo ontem!

Os dados são assustadores e superaram as expectativas de qualquer diretor de clubes que queira transmitir seus jogos.

Vamos começar pelo público, que já é um choque e se fosse um público de televisão atingiria o recorde nacional de quase 69 pontos do Ibope (levando em conta que a medição do Ibope é de 203 mil espectadores por ponto), um público de 14 milhões de pessoas, 14 milhões de visualizações em um jogo comum que não era nem mesmo de final de campeonato, mas que atingiu uma torcida gigante. 

Só dando um exemplo, se o time cobrar algo como 10 reais por espectador colocando o jogo em uma plataforma privada seria um valor muito alto mensalmente que resolveria todos os problemas financeiros de qualquer clube brasileiro. 

Isso porque estamos falando de um valor simbólico de 10 reais.

Outro número impactante é o de faturamento que não tem a ver com as visualizações do YouTube, mas sim com as doações que os torcedores fazem ao time.

O valor foi de 2 milhões e setecentos mil reais, muito maior que qualquer renda do Flamengo dentro do estádio.

Fora o valor de renderização que apenas com os 14 milhões de views, que vale em média 3 dólares por cada visualização de transmissão ao vivo, ou seja apenas em uma transmissão foi uma média de 42 mil dólares para o Flamengo.

Isso porque nem falei de patrocínio da live ainda.

Detalhe: o Flamengo não fechou com nenhuma tv a transmissão jogo (ou seja poderia ganhar mais dinheiro ainda).

Tudo isso em um jogo só. 

O amor do torcedor pode salvar vários clubes endividados e agora é só continuar a pressão para que isso continue acontecendo para que outros clubes, como os clubes paulistas que só voltam em julho, possam também desfrutar do livre mercado.

Uma medida que vale para todos os clubes, mas beneficia principalmente os clubes pequenos
Além de dar visibilidade ao clube pequeno, essa medida ajuda ele a negociar da forma que quiser os jogos com qualquer time, podendo então receber muito mais nas transmissões contra times grandes.

Vamos usar o exemplo do novato na série A Redbull bragantino, ele pode negociar por um valor muito maior, ou mesmo ter muito mais audiência e ganhar muito mais dinheiro na transmissão de jogos contra times grandes como São Paulo, Santos, Flamengo, Corinthians, Grêmio, inter… ou qualquer outro clube grande, ganhando muito mais do que ganharia com a Globo.

Isso sem contar que o torcedor fanático pelo bragantino não vai precisar pagar TV a cabo ou esperar o time dele jogar contra um time da capital para assistir ao jogo, ele poderá assistir até no YouTube (dependendo do time).

Assim funciona o livre mercado, beneficiando do grande ao pequeno, mas principalmente o pequeno.

Polo NOVO Laranja (Masculina)

Polo Laranja (Masculina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here