Pular para o conteúdo principal

Aplicativo Saúde Digital já foi baixado por mais de 41 mil mineiros

Plataforma oferecida pelo Governo de Minas viabiliza, gratuitamente, atendimento médico na palma da mão

Agência Minas


Desde o dia 8 de maio, o aplicativo de telemedicina Saúde Digital MG - Covid-19 está disponível, gratuitamente, para toda a população mineira. A ferramenta é uma das muitas ações que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) usa como medida de combate à pandemia de covid-19. Ela possibilita que o usuário faça um autoatendimento que pode tanto descartar suspeitas de contaminação pelo coronavírus quanto encaminhar o paciente para uma teleconsulta médica por meio do próprio celular. O uso da tecnologia foi cedido pela Techtools, por parceria entre a empresa privada e o Governo de Minas.


É considerável o número de pessoas que evitaram sair de casa, em busca de atendimento médico, devido à funcionalidade do aplicativo | Imprensa MG

Em dois meses de atividade, dos mais de 41 mil cidadãos que baixaram o aplicativo, cerca de 16 mil fizeram a triagem usando o Saúde Digital. Desse contingente, 44% foram classificados como outras suspeitas e 56% diagnosticados com suspeita de covid-19. Dentre os casos suspeitos da doença, 7.593 foram caracterizados como improváveis; 911, sem gravidade, e 697, com gravidade.

É considerável o número de pessoas que evitaram sair de casa, em busca de atendimento médico, devido à funcionalidade do aplicativo. Menos pessoas nas ruas, menos filas para atendimentos presenciais, menos aglomerações. Esta é a intenção do governo ao oferecer a plataforma para toda população do estado. A prática da telemedicina colabora com as medidas de distanciamento social e contribui para que o limite da capacidade de atendimento dos serviços de saúde presenciais não seja afetado.

Boa aceitação

Os pacientes atendidos respondem positivamente quanto à satisfação ao usarem o dispositivo. A especialista em vendas, Lilia Celestino, de Governador Valadares, relata sua experiência. “Me senti muito segura com o atendimento virtual. Foi uma consulta em que pude tirar todas as minhas dúvidas e recebi orientações sobre o que fazer: qual medicação tomar e como praticar o afastamento social dentro dos 14 dias, tempo que fui acompanhada a cada dois dias pelas profissionais de Medicina e Enfermagem”.

Do outro lado do celular, a equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos, formada por profissionais da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e voluntários, atende com preparo, ética e muita atenção. A médica Ana Carmen Silva Reis diz ficar muito à vontade para atender. “Me sinto muito segura, pois consigo fazer uma boa anamnese e perceber como o paciente se sente e, claro, encaminho os casos que necessitam de uma consulta presencial. Seguimos um rígido protocolo baseado nas melhores práticas de atendimento não presencial”, salienta.

O serviço prestado pelo Saúde Digital MG ficará disponível durante todo o tempo de pandemia, garante o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. “É muito importante que a população de Minas Gerais conheça e use o aplicativo. Precisamos aproveitar o que a tecnologia nos oferece e, neste caso, a telemedicina atua na linha de frente do combate à essa pandemia que assola o mundo. Como médico, aprovo e recomendo”, reforça.

Como funciona

O aplicativo permite a cada cidadão fazer o seu registro e também cadastrar outras pessoas. A ferramenta utiliza inteligência artificial, o que proporciona que a pessoa faça sua autotriagem por meio de perguntas e respostas relacionadas ao seu atual estado de saúde. Identificado o nível de criticidade, o paciente recebe orientações para fazer isolamento domiciliar, ser direcionado à teleconsulta, providenciar ida com urgência a um hospital ou posto de saúde, ou ainda, descartar a suspeita de contaminação.

No caso de orientação para consulta virtual, esta pode ser agendada pelo usuário de acordo com a disponibilidade. O paciente é notificado por e-mail, SMS e pelo próprio aplicativo com 10 minutos de antecedência do horário da consulta.

Após realização da teleconsulta e avaliação do médico, o paciente pode ser acompanhado por enfermeiros e psicólogos que darão sequência ao atendimento.

Caso seja necessária a emissão de atestados, prescrições médicas ou pedidos de exames, o "Saúde Digital MG - Covid19" disponibiliza os documentos no próprio aplicativo, ou por e-mail. O usuário pode imprimir a receita com a assinatura do médico e ir até a farmácia de sua preferência - ou simplesmente mostrar o e-mail com o documento recebido em PDF.

Como baixar

O aplicativo Saúde digital MG - Covid-19 pode ser baixado, gratuitamente, nas plataformas digitais como smartphones e tablets, das lojas google play, para usuários do sistema Android e, App Store do sistema IOS. A ferramenta, desenvolvida pela empresa parceira Techtools, usa tecnologias de telemedicina inovadoras para triagem e consultas.

Polo NOVO

Polo Branca (Feminina)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel José: o que eu fiz pela Educação na ALESP

Em 2019 tive a oportunidade de fazer muito pela educação: Participei da CPI das Universidades, da Comissão de Educação e Cultura também faço parte do Conselho Consultivo da USP. Além disso, protocolei o Projeto de Lei ICMS educacional. Daniel José | Deputado Estadual (NOVO-SP) 2020 será um ano de muitas mudanças positivas para a educação de São Paulo e sinto-me honrado em fazer parte disso. Vamos com tudo! Polo Azul (Masculina)

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta