Vitor Rezende | Rio de Janeiro
Enquanto as condições nas favelas forem favoráveis para o tráfico não adianta a policia matar 10 bandidos por operação.
As fileiras do tráfico e das milícias continuam sendo abastecidas por jovens sem futuro que vêem como oportunidade a participação na vida do crime, criando até mesmo um status em sua comunidade.
Como podemos fazer diferente? Qual a culpa que a Prefeitura , o governo Estadual e o Federal carregam por não trabalharem sobre este problema de forma coordenada?
Com cerca de 56 mil bandidos armados e um efetivo da Policia Militar de cerca de 40 mil no Estado do Rio de Janeiro os confrontos são quase inevitáveis, porém como tornar a atividade de grupos criminosos menos atraente? Como minguá-las de recursos? Como fazer nossos jovens enxergarem oportunidades em áreas lícitas de trabalho e não serem tentados ao crime?
Sem dúvidas é um trabalho multidisciplinar hercúleo, mas alguém tem que começar a faze-lo.
O primeiro passo é investir na QUALIDADE da nossa educação pública, de forma que nossos jovens consigam aprender realmente nas escolas e tenham condição de buscarem seu futuro por conta própria seja num trabalho de carteira assinada ou empreendendo.
Um segundo passo é a maior presença da polícia em atividades de cerco contra a entrada de armas e drogas no Rio de Janeiro. Também deve ser revista a forma com que a Guarda Municipal e as Polícias se integram, de forma a se complementarem. Além disso a Guarda Municipal do Rio de Janeiro não usa armas de fogo, diminuindo seu potencial de dissuasão.
O terceiro é o combate a presença ostensiva das atividades financiadoras locais destes bandidos armados. Não se pode dar espaço para tais demonstrações. A atividade só existe porque ela é permitida pela omissão dos agentes públicos e não existe o cumprimento da lei.
Fora estas sugestões os governos tem que retomar os espaços, tornarem presentes para todas as áreas da cidade, trazendo dignidade para a população através da inclusão.
O Povo carioca está cansado de tanta violência, mas enquanto o crime for tolerado nos limites de nossa cidade ele não irá dar qualquer trégua.
Fontes:
Boné Preto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário