Pular para o conteúdo principal

Vice-governador recebe ministro do Desenvolvimento Regional no Norte de Minas

Paulo Brant e Rogério Marinho visitaram projetos de incentivo à agricultura na região
Agência Minas
O vice-governador Paulo Brant, representando o governador Romeu Zema, acompanhou. nessa sexta-feira (19/6), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no cumprimento de agendas no Norte de Minas. Acompanhados da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Valentini, e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, (Codevasf), Marcelo Andrade, eles visitaram sistemas de irrigação dos projetos Jaíba, Jequitaí e Pirapora.

Vice-governadoria / Divulgação

No primeiro momento, as autoridades sobrevoaram o perímetro de rega em Gorutuba, e a barragem do Bico da Pedra. Houve também uma reunião com o prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva. Em seguida, o vice-governador, o ministro e os demais componentes do grupo fizeram sobrevoo das áreas onde serão construídas as barragens Jequitaí I e II, que possibilitarão irrigar 35 mil hectares para o cultivo de frutas.

Aconteceu, ainda, uma visita à Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (Auppi). Recebidos pelo presidente da associação, Rubens Minami, eles conheceram uma usina fotovoltaica que gera 160 mil quilowatts/mês e ajuda a reduzir os custos da distribuição de água no cultivo da lavoura.

Ações

Na oportunidade, o ministro Rogério Marinho anunciou a liberação de R$ 59,2 milhões para os projetos Gorutuba, Jaíba e Jequitaí I e II. Ele afirmou que a disponibilização desses recursos para obras de perímetros irrigados e construção de barragens vai permitir a continuação de obras importantes para a população do Norte de Minas.

Segundo o ministro, esse é um trabalho que permite tratar, de forma integrada, a segurança hídrica e a utilização da água do rio São Francisco de forma eficiente, inteligente e sustentável.

Sobre a usina fotovoltaica da Auppi, em Pirapora, Marino destacou que ela permite a diminuição do custo da energia e a emancipação do sistema de irrigação, “que é o que nós pretendemos”. De acordo com o ministro, a expectativa é de que “esse exemplo possa ser transposto para outros lugares do Brasil, que também precisam desse tipo de ação, que rima desenvolvimento com sustentabilidade”, concluiu.

De acordo com o vice-governador de Minas, Paulo Brant, os projetos de irrigação são para o Norte mineiro “porque essa região tem um potencial agrícola fantástico, mas tem o problema hídrico”. Brant informou, também, que o Projeto Jaíba tem potencial para dobrar a capacidade de distribuição de água. “Nós já conversamos com o presidente da Codevasf para avançarmos na terceira e quarta etapas do Projeto Jaíba, que é uma possibilidade de desenvolvimento fantástica para a região”, afirmou.

Na sequência, a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, lembrou que a agricultura, como atividade primária, é fundamental para se desenvolver qualquer região no Brasil, sobretudo Minas Gerais. "Temos uma condição muito especial de aumentar a nossa área de produção, pelo clima e pela grande extensão de terras férteis”, ressaltou.

A respeito da irrigação, Ana Valentini afirmou ser uma técnica que aumenta a sustentabilidade, “porque você tem altíssima produção usando a água no momento certo”. Sobre a possibilidade de a agricultura ter grande importância no momento pós-pandemia, como vem sendo dito, a secretária comentou que “com certeza, ela vai desempenhar papel ainda mais importante nesse momento, porque o consumo de alimentos terá sua importância ressignificada”, finalizou.

Presenças

Também participaram das agendas o senador Carlos Viana, o deputado federal Delegado Marcelo Freitas, os deputados estaduais Arlen Santiago e Gil Pereira, e o diretor da Codevasf, Sérgio Costa.

Kit Churrasco

Avental + tábua


Kit contendo um Avental e uma Tábua feito na Escola de Moda, um projeto da AAMAE que atende mais de mil famílias e crianças de comunidades carentes de Suzano, SP. Muitas destas crianças, inclusive, vítimas de abusos e violências. Além do acolhimento, da alimentação e de dinâmicas educacionais, a AAMAE desenvolve também um programa de suporte ao empreendedorismos para as famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist