Minas se mantém no topo do ranking de transparência da covid-19 - NOVO Rio das Ostras (RJ)

Breaking News

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Minas se mantém no topo do ranking de transparência da covid-19

Desempenho reflete esforços do Estado em informar a população sobre pandemia
Agência Minas

Novo levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR) mostra que Minas Gerais segue na liderança no ranking de transparência dos estados brasileiros com relação à divulgação de dados e informações em seus portais oficiais sobre a pandemia de covid-19. A organização sem fins lucrativos e apartidária realiza o monitoramento semanal dos governos todas as quintas-feiras. O último boletim, que mostra a continuidade do bom desempenho do Governo de Minas, foi divulgado em 11 de junho. 

imagem de destaque
Desde 21 de maio, o Estado registra 100% de transparência em todas as avaliações realizadas pela OKRB | Reprodução / OKBR

Desde 21 de maio, o Estado registra 100% de transparência em todas as avaliações realizadas pela OKRB, o que reflete o esforço do poder público para fornecer à população todos os dados disponíveis sobre a evolução da doença. Além de Minas, somente Goiás conseguiu alcançar este resultado e também integra a primeira posição do ranking.

O índice pode ser acessado neste link e as informações completas e a série histórica brasileira estão disponíveis aqui.

Sobre

O índice de transparência da covid-19 começou a ser medido em 3 de abril. Para fazer a análise, a OKBR considera os conteúdos divulgados diariamente pelos governos, além do detalhamento e do formato em que os dados são disponibilizados. Quanto mais transparente, mais ágil será o trabalho dos órgãos públicos no enfrentamento à pandemia e o envolvimento de outros setores da sociedade na construção de soluções conjuntas.

Um estado com a nota máxima no índice deve apresentar informações dos casos confirmados como: idade ou faixa etária, sexo, estado de atendimento, doenças preexistentes, outras doenças respiratórias, taxa de ocupação de leitos, testes disponíveis e testes aplicados. Além disso, os governos também devem disponibilizar à população microdados anonimizados sobre a doença, localização geográfica precisa dos casos, painel para consulta, dados em formato aberto e série histórica.

Clique aqui para conferir a nota técnica com o detalhamento sobre a metodologia da OKBR.

Boletim

O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quarta-feira (17/6) mostra que Minas Gerais tem 23.347 casos de covid-19 confirmados, sendo 10.115 em acompanhamento e 12.695 recuperados. Até o momento, 537 óbitos pela doença foram confirmados no estado.

Acompanhe aqui o boletim epidemiológico divulgado diariamente.

Máscaras de proteção


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here