Ivan Drummond | Estado de Minas
A intensificação do combate ao crime a partir de uma parceria entre a Polícia Militar e seu Serviço de Inteligência, a Polícia Civil e o Ministério Público de Nova Lima reduziu drasticamente a criminalidade não só na cidade, mas também em Raposos e Rio Acima. A informação é do tenente-coronel Fábio Cassavari, comandante da 1ª Companhia Independente da PMMG, que estima que a redução seja superior a 20%, de janeiro até agora.
Projeto Olho Vivo | Divulgação |
Segundo o militar, houve uma intensificação no serviço de inteligência, que detectou “modus operandi” específicos, principalmente referentes a furtos e arrombamento.
“Um só homem havia praticado mais de 30 furtos. Além disso, ele tomava um Uber em de Belo Horizonte e vinha para Nova Lima. Praticava os furtos, entrava no carro e retornava à capital”, conta o Coronel Cassavari.
Segundo ele, Nova Lima é uma cidade de criminalidade baixa, assim como Raposos e Rio Acima, e que as maiores ocorrências são registradas em condomínios. “O problema do furto e, principalmente do arrombamento, é que as pessoas perdem a confiança e se sentem totalmente desprotegidas.”
Olho Vivo e solidariedade
No combate a esse tipo de crime, segundo Cassavarin, dois fatores adotados desde janeiro têm sido fundamentais: a rede de vizinhos solidários e o projeto Olho Vivo.
“Havia certo desestímulo quanto à rede de vizinhos solidários. Focamos em estimular esta solidariedade e fizemos o cidadão ver que ele pode confiar na Polícia Militar e que pode vir ao quartel e registrar a queixa, denunciar. A polícia depende dessa atitude do cidadão. Estamos estimulando esse contato cada vez mais”, afirma.
Outro ponto importante, segundo ele, é a parceria da PM com a Prefeitura Municipal de Nova Lima no que diz respeito ao projeto Olho Vivo. “As câmeras existem somente na área central de Nova Lima, Conversamos sobre isso na prefeitura, e agora elas estarão em toda a cidade.”
Boné Dry Fit Branco |
Nenhum comentário:
Postar um comentário