Pular para o conteúdo principal

Adolescentes do Centro Socioeducativo de Unaí (MG) produzem máscaras contra covid-19

Unidade do Noroeste de Minas se junta a outras cinco envolvidas no projeto

Agência Minas

Seis adolescentes que cumprem medida de internação no Centro Socioeducativo de Unaí, no Noroeste de Minas, também estão colaborando com as ações de combate à disseminação da covid-19. Eles começaram a fazer máscaras de tecido que serão utilizadas por servidores e internos da unidade. Segundo o diretor-geral do espaço, José Adeiro da Fonseca, não foi difícil encontrar jovens dispostos a encarar a máquina de costura para praticar o bem.

imagem de destaque
Adolescentes em medida de internação no Estado já produziram mais de 5 mil máscaras descartáveis e 5 mil máscaras laváveis de pano | Divulgação / Sejusp

A costura das máscaras começou na última quarta-feira (27/5) e 200 equipamentos de proteção de tecido já foram confeccionados. Na oficina, quatro máquinas estão funcionando e há previsão de instalação de um novo aparelho. Além disso, outro jovem será capacitado e fará parte do grupo para que a produção aumente.

A expectativa é que sejam produzidas 700 máscaras com os 170 metros de tecido recebidos da Subsecretaria de Atendimento as Medidas Socioeducativa (Suase), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Aproximadamente 400 peças vão ficar na unidade socioeducativa, para serem usadas pelos adolescentes e servidores, e as 300 restantes serão encaminhadas para a Suase.

Envolvimento

Para o diretor do Centro Socioeducativo, a nova atividade beneficia todos os envolvidos. “Vejo o ganho em vários aspectos, mas principalmente na forma como os adolescentes estão envolvidos neste propósito e querendo, de verdade, fazer parte da produção das máscaras. Até a disciplina deles melhorou. Os servidores também gostaram da iniciativa e estão dando o apoio necessário para que o projeto siga adiante”, afirma Fonseca.

A auxiliar educacional Terezinha Elisa da Silva e a agente de segurança socioeducativa Luciana Pires de Castro Gomes integram equipe do projeto. Ambas têm conhecimento em costura e estão repassando a teoria e a prática para os adolescentes. Terezinha está surpresa com o interesse e o desenvolvimento rápido dos novos alunos.

Gustavo Silva* foi um dos primeiros selecionados para participar do projeto. A curiosidade foi o que o incentivou, mas, depois, ele diz ter descoberto na tarefa outras possibilidades. “Saber que estou fazendo algo que ajuda o próximo e estar sendo bem visto pelas minhas ações é muito bom. Aprendi a costurar e estou gostando bastante. O conhecimento que ganho com isso ninguém pode tomar de mim”, observa.

Trabalho educativo


A atividade tem um viés educativo, com objetivo de desenvolver as habilidades dos jovens, além de capacitá-los. A produção de máscaras em Minas Gerais começou no Centro Socioeducativo de Sete Lagoas, no fim de abril, inicialmente com material descartável. Até agora, outras cinco unidades, contando com Unaí, também iniciaram o projeto usando tecido 100% algodão.

Adolescentes em medida de internação no Estado já produziram mais de 5 mil máscaras descartáveis e 5 mil máscaras laváveis de pano. Nos próximos dias, a atividade será expandida para os centros socioeducativos de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas e Patrocínio.

*nome fictício

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado quer fazer ‘revogaço’ de leis e burocracia na Assembleia Legislativa de São Paulo (VIDEO)

Você sabia que há uma lei em vigor no Estado de São Paulo, que isenta da cobrança de frete ferroviário o transporte de pombos-correio? Por Fernando Henrique Martins | Gazeta do Povo Parece piada, mas não é. Trata-se da Lei n.º 943 de 1951 , proposta pelo então deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, aprovada por seus pares, e sancionada pelo governador Adhemar de Barros. Deputado Estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) | Reprodução Assim como essa, tantas outras leis sem qualquer utilização prática ou relevância atravancam o sistema de cidades, estados e do País. É exatamente esse o ponto que o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) pretende atacar em sua legislatura. “Temos feito um trabalho que inicia na desburocratização legislativa. Minha equipe levantou 15 mil lei e descobrimos que 73% delas dizem respeito a denominações de viadutos, estradas, além de datas comemorativas, como Dia do Saci, Dia do Tomate. Só sobre o Dia da Uva temos três datas diferentes”, explica o parlame

Bancada do NOVO na ALERJ defende reforma tributária do estado

Com apenas 2 deputados estaduais, Chico Bulhões e Alexandre Feitas, o NOVO defende que o estado do Rio de Janeiro passe por uma reforma tributária, além da privatização da CEDAE. Por Quintino Gomes Freire | Diário do Rio Em discurso ontem, 5ª (14/3), o líder do partido, Bulhões, disse “Precisamos fazer estudos para entender onde estão os gargalos, como é que a gente consegue aumentar a competitividade das empresas que querem se instalar no Rio de Janeiro, gerando empregos e renda“. Deputados Estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO-RJ) Ele elogiou o esforço da Secretaria de Fazenda no combate à sonegação e a corrupção na concessão de incentivos fiscais do estado, mas questionou o foco do governo na ampliação das receitas. Destacando que a crise fiscal também é uma crise de despesas. “Responsabilidade fiscal demanda responsabilidade com despesas. Não é sufocar apenas o contribuinte. É claro que tem que se punir quem está errado, mas também reconhecer que o esta

Saulo Evangelista foi aprovado no processo seletivo do NOVO como pré-candidato a vereador de Petrópolis (RJ)

Saulo Evangelista é pós graduado na área de Exatas e em Ciência Política, estudante de Direito, Empresário do ramo Alimentício, Professor e Servidor Federal da Área de Segurança. Partido NOVO Petrópolis  Por ser de família de origem humilde, sua motivação vem da certeza de que a Educação pode transformar a vida de uma pessoa. “Creio que somos os verdadeiros agentes de mudança e que cada um de nós deve fazer sua parte para que o todo seja melhorado.” Saulo Evangelista acredita na visão de longo prazo e que o ser humano é um ser político por natureza e que é responsabilidade de cada um fazer as melhores escolhas de seus representantes. Saulo Evangelista foi aprovado no seletivo e na Convenção Municipal como pré-candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido NOVO!! Parabéns Saulo Evangelista !! O NOVO Petrópolis está com você! Acompanhe Saulo Evangelista: https://www.facebook.com/sauloevangelistanovo/ https://www.instagram.com/sauloevangelistanovo/ https://twitter.com/sauloevangelist